Melasma, acne, entre outras doenças de pele que pioram ou aparecem no calor. Saiba como se prevenir
Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, muitas pessoas se prepararam para ir à praia e aproveitar os dias ensolarados. No entanto, a grande exposição ao sol pode desencadear problemas dermatológicos que podem se agravar na estação devido às altas temperaturas.
No verão, é comum vermos uma exacerbação do melasma devido a maior exposição e ao calor que por si só também é um fator de piora para a doença. É o que aponta a dermatologista Dra. Tathiana Antonny, que ressalta os cuidados que devemos ter com a pele, principalmente no verão.
“O melasma não tem cura, mas tem tratamento, que pode ser muito eficaz. Usamos desde ácidos domiciliares até peelings e lasers, mas o fator principal é a mudança no estilo de vida e proteção solar incansável.” Explica a dermatologista.
O clima quente também traz o aumento de acnes, que é uma das doenças de pele mais comuns que existem. Ela pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comum em jovens. A doença pode ser causada por medicamentos, como corticoides, e pelo uso excessivo de produtos oleosos na face.
Para uma pele livre de doenças dermatológicas, a Dra. Tathiana Antonny recomenda alguns cuidados que devemos ter com a pele no verão:
Até que horas é saudável para a pele ficar exposta ao sol?
Diretamente, e sem proteção, nenhum horário é completamente seguro. Mas antes das 9 da manhã e após as 16 horas, a incidência dos raios UV tende a ser mais baixa. Mesmo assim é preciso estar com protetor solar.
Como deve ser feita a rotina de skincare ideal para uma pele saudável e hidratada?
Uso de gel de limpeza específico para o tipo de pele, de preferência syndet, que são mais bem tolerados. Hidratante que pode ir de um sérum a um creme dependendo do tipo de pele, e recomendo um antioxidante, que pode ser uma vitamina C tópica, por exemplo.
Os idosos e crianças, necessitam de um cuidado especial com a pele nesta época do ano?
Além dos já citados, recomendo uma atenção especial às reaplicações do protetor solar a cada três horas, uso de roupas UV, e chapéus.
Quais as principais recomendações que a Dra. sugere para aproveitar o verão, sem prejudicar a pele?
Além dos cuidados específicos, procure usar viseiras ou chapéus, óculos e guarda-sol. Nas crianças, invista em roupas com proteção UV. Hidrate-se bastante e alimente-se de forma leve. Tome cuidado com o manuseio de frutas ao sol, principalmente as cítricas, pelo risco de manchas.