A Academia Brasileira de Belas Artes informa com pesar, o falecimento da Acadêmica Livre, Haidê Morani, que foi elevada à Categoria de Acadêmica Emérita na Posse de 2023, por mérito pessoal. A informação foi divulgada pela Academia ontem (09/01).
Haidê participou recentemente do Salão do Clube Naval e do Salão do Departamento Esportivo do Clube Naval – Piraquê, com suas obras que variavam de paisagens refletindo exuberantes cores com nuances leves e delicadas, e seu seu lado floral que encantava a todos.
Nascida em 1941, Haidê foi pintora impressionista carioca, discípula de Arminio Paschoal, Aurélio D’Alencourt, Manoel Santiago,Isabela Sá Pereira e Ney Tecídio. Suas obras incluem Flores da Primavera, Flores de Maio e Recanto de um Jardim.
Foi premiada em diversos salões de artes com medalhas de ouro, prata e bronze. Recebeu prêmios de melhor obra de salão. Possui obras em acervos no exterior. Ocupando a cadeira número 10, ela foi membra do corpo acadêmico da Academia Brasileira de Belas Artes.