Na edição do ano passado, 60 candidatos atingiram a nota mil na redação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta terça-feira (16) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A prova havia sido aplicada nos dias5 e 12 de novembro do ano passadoe, desde então, os estudantes estavam à espera das notas oficiais.
Para conferir o resultado da edição de 2023, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato. Para quem realizou o exame como treineiro (estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar seus conhecimentos), o resultado deve sair em até 60 dias.
De acordo com o Inep, 60 candidatos alcançaram nota mil na redação, superando 2022, que registou 18 notas máximas. Do total deste ano, quatro são de escolas públicas.
O órgão federal também tornou públicas as médias por campo de conhecimento, registrando 516,2 para Linguagens, códigos e suas tecnologias, 522 para Ciências humanas e suas tecnologias, 497,4 para Ciências da natureza e suas tecnologias, 534,9 para Matemática e suas tecnologias, e 641,6 para a redação.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na edição de 2023, quem fez pelo menos 570 pontos, cerca de 1 milhão de candidatos, tem chance de entrar em 840 cursos de ensino superior no Brasil.
O Enem é o principal meio de entrada para estudantes nas universidades públicas ou privadas nacionais, além de instituições no exterior. Através da nota do exame, os participantes concorrem vagas pelo Sisu, ProUni ou Fies.
As inscrições para o Sisu estarão disponíveis entre os dias 22 e 25 de janeiro. Para o ProUni, as inscrições começam entre os dias 29 de janeiro a 1º de fevereiro, mas outras datas serão disponibilizadas no segundo semestre. Quanto ao Fies, na coletiva sobre o resultado geral do Enem hoje, o ministro da Educação afirmou que ainda não há prazo para a abertura das inscrições no programa federal.