Vacinação contra a doença começará a ser aplicada no SUS em fevereiro
De acordo com estimativas do Ministério da Saúde em parceria com o InfoDengue, da Fiocruz, 2024 pode alcançar a marca de 5 milhões de casos de dengue no Brasil. Em coletiva de imprensa realizada em dezembro, a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a projeção do número de casos da doença este ano no país varia de 1,7 milhão até 5 milhões, com uma média de 3 milhões.
Os dados mostram que a causa do possível crescimento de casos de dengue ocorre em razão do calor e chuva intensos, além do ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus no país. Segundo Maciel, a circulação dos quatro sorotipos da doença no Brasil é considerada “incomum”.
O Ministério da Saúde informou que o Centro-Oeste deve enfrentar um cenário epidêmico, e há risco de estados como Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste, encararem uma epidemia também. No Sul, o Paraná é o principal estado de risco. A região Nordeste, por enquanto, é a única que não possui alerta para nível epidêmico apesar do aumento de casos.
Para combater a dengue, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra a doença no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023. As doses estarão disponíveis em todo o país a partir de fevereiro.