Conitec tem 180 dias prorrogáveis para analisar proposta
O laboratório farmacêutico Recordati anunciou, nesta semana, que submeteu à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) um medicamento indicado para o tratamento do neuroblastoma, um tipo de câncer infantil.
Caso seja aprovado, o remédio betadinutuximabe, comercializado como Qarziba, vai ser disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Conitec agora possui um prazo de 180 dias, que pode ser prorrogado por mais 90 dias, para realizar a análise da proposta. O neuroblastoma é o terceiro tipo de câncer infantil mais comum, representando de 8% a 10% de todos os tumores pediátricos. Com uma média de 387 novos casos por ano, metade deles são classificados como neuroblastoma de alto risco (HRNB).
Atualmente o acesso ao medicamento é restrito a muitas famílias brasileiras que lidam com o neuroblastoma em razão do elevado custo. Por sua vez, o Ministério da Saúde expressou apoio e disse estar pronto para iniciar o processo de avaliação assim que a empresa solicitar a incorporação do medicamento ao SUS.