Eles vão à Disney e à Nasa após se destacarem na Olimpíada Carioca de Matemática
Começou nesta sexta, 26 de janeiro, o embarque de 141 alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro que ganharam uma viagem à Disney e à Nasa, na Flórida, nos Estados Unidos. Os voos, sexta e sábado, levarão 198 pessoas, contando os acompanhantes da Secretaria Municipal de Educação do Rio. Os 141 estudantes – 72 meninos e 69 meninas – conquistaram o passeio de experiência pedagógica e de exploração científica ao se destacarem na 1ª e na 2ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), realizadas em 2021 e 2022. Os alunos embarcaram com kits de viagem que incluem camisa térmica, blusa, casaco, meias, tênis, mala, mochila e squeeze. No kit das meninas, vão também absorventes, doados pelo programa “Livres para Estudar”. Cada estudante recebeu ainda 500 dólares para compras. A volta está prevista para o dia 4 de fevereiro.
“É muito emblemático ter crianças da escola pública na Disney e na Nasa. Faz com que elas acreditem que podem chegar onde quiserem – e podem mesmo. Por isso, promovemos a viagem, para que nossos alunos vejam como os esforços nos estudos podem impactar positivamente suas vidas. Eu mesmo sou fruto das Olimpíadas de Matemática, participei de várias, e sei como é importante ser reconhecido pelo seu esforço. O que a gente quer com a Olimpíada é dar esse reconhecimento e provar que estudar vale a pena”, afirmou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
A OCM
A Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) é uma realização da Secretaria Municipal de Educação do Rio em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. O propósito é estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos, além de promover uma competição saudável entre os estudantes da rede. A OCM é voltada para todos os alunos matriculados na rede que estão cursando do 2º ao 9º ano, Carioca I e II, e Travessia.
“Essa iniciativa, além de pioneira entre as redes públicas de ensino no Brasil, reforça o engajamento dos estudantes na aprendizagem da matemática, cuja melhoria dos resultados é um dos objetivos centrais para a Secretaria”, acrescentou Ferreirinha.
A Olimpíada Carioca foi criada em 2021. Já na primeira edição, mais de 200 mil alunos das escolas municipais do Rio participaram. Na edição, em 2022, o número dobrou: mais de 400 mil estudantes marcaram presença.
Para que o interesse pela matemática seja ainda mais estimulado e desenvolvido, em maio de 2023, foi criada a primeira Turma Olímpica, com alunos que tiveram resultados excelentes nas primeiras edições das olimpíadas reunidos para aulas especiais de Matemática. O objetivo é preparar esses estudantes que demonstraram aptidão na Olimpíada para outras grandes competições.
Crédito das fotos: Phillipe Marchon / SME