Jornal DR1

Blocos lotam bairros do Rio para celebrar a magia do Carnaval de rua

Foliões se esbaldam com samba, marchinhas, sertanejo, frevo e maxixe

Da rua Teixeira de Melo à Henrique Dummond, um rio de alegria tomou conta da orla de Ipanema, no desfile do bloco icônico Simpatia é Quase amor, em Ipanema, Zona Sul da cidade. Milhares de foliões se divertiam ao som de marchinhas e sambas do bloco, que comemora 40 carnavais este ano. Para celebrar as 4 décadas, o samba enredo exaltou a trajetória do grupo: ‘Simpatia 40 Já’, em alusão ao movimento ‘Diretas Já’, que defendia a volta das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil, época da criação do grupo, e contagiou o público. 

O cortejo arrastou novamente uma multidão em clima de pura animação. “No primeiro desfile, em 1985, produzimos 300 camisas. E hoje são quase mil. Ganhamos as ruas de Ipanema com as bênçãos de padrinhos e madrinhas como Dona Zica, Aldir, Albino Pinheiro. Viva o carnaval!”, festejou Gustavo Mello, o Mellinho, um dos fundadores do Simpatia.

Irreverência deixa Santa Teresa mais colorida

Com muita alegria e colorido, as ruas da Cidade Maravilhosa foram invadidas pelos blocos e seus foliões em mais um fim de semana de pré-Carnaval, neste sábado (03/2). Em Santa Teresa, as ladeiras ficaram ainda mais estreitas para dar passagem ao cortejo do Céu na Terra.

Com seus tradicionais bonecos gigantes, estandartes confeccionados por artistas, foliões fantasiados com irreverência, além da famosa réplica do bondinho, o cordão serpenteou as ruas sinuosas do charmoso bairro da Zona Sul. Este ano, o homenageado foi o cantor e compositor Milton Nascimento, com direito a ser ‘representado’ por um boneco gigante.

“Trabalhamos com música popular brasileira. Frevo, maxixe, marchinhas de carnaval, sempre homenageando artistas e figuras importantes da nossa cultura”, explica Bianca Leão, uma das fundadoras do Céu na Terra.

Sertanejo do Chora Me Liga agita a Primeira de Março

Os turistas e cariocas que foram à rua Primeiro de Março, no Centro da cidade, festejaram a folia em ritmo sertanejo no megabloco Chora Me Liga, comandado pela dupla João Lucas & Matheus. A empolgação do público comprovou que o gênero combina, e muito, com o Carnaval. Antes do show, Lucas fez questão de ressaltar a alegria que é tocar no Carnaval do Rio. “Adoramos estar aqui. Carnaval e sertanejo têm tudo a ver. Nosso bloco é uma grande mistura de sertanejo, samba e axé.”

Folia na Ilha de Paquetá

“A minha alegria atravessou o mar”, trecho do famoso samba enredo da União da Ilha do Governador, em 1984, define perfeitamente o clima do desfile do bloco Pérola da Guanabara, na Ilha de Paquetá.

Desde cedo, centenas de foliões lotaram as barcas que fazem a travessia até a Ilha, e músicos do bloco ecoavam pelas embarcações as músicas que fariam a festa dos foliões durante o cortejo. “É a primeira vez que venho ao Pérola. Meus amigos me chamaram hoje de manhã. Improvisei a fantasia e estou encantada. O clima aqui é de cidade pequena, com coreto, igreja e muita gente legal”, elogiou a psicóloga Fernanda Santana.

Aplicativo para conferir a agenda de blocos

Para ver a programação completa dos blocos, com data, horário e percurso, basta baixar o app Blocos Rio 2024, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded