Tabela fixa para os táxis, totens com a localização das equipes da Guarda Municipal e uso da iluminação cênica pelas escolas de samba foram destaques
A Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, apresentou, na manhã desta terça-feira (06/2), o esquema operacional para o carnaval na Marquês de Sapucaí. A coletiva, realizada no Centro de Operações Rio (COR), contou com a participação de representantes do COR, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal, CET-Rio, Secretaria de Saúde (SMS), Comlurb, Secretaria da Mulher, Rioluz, Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Assistência Social, e do Metrô Rio. A reunião contou ainda com a presença do Juíz, Marcello Rubioli, titular do Juizado de Grandes Eventos.
Cada órgão apresentou seus respectivos planejamentos para a atuação nos desfiles no Sambódromo deste ano e, de acordo com o presidente da Riotur, Ronnie Costa, a integração é a chave para um evento sem intercorrências.
“A operação que envolve os desfiles na Sapucaí é complexa e exige a integração de todos os órgãos públicos. Nosso desafio é entregar à população uma festa melhor a cada ano. Estamos atentos às novas demandas, o que é fundamental para a realização dos ajustes necessários. A solicitação de uma tabela fixa para os táxis que vão atuar no entorno da Sapucaí foi uma sugestão da Riotur, enviada para a SEOP”. destaca.
Veja abaixo os detalhes de todo o esquema operacional de cada órgão envolvido:
Ordem Pública
A Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro colocará oitocentos agentes por dia na Sapucaí, sessenta viaturas, um caminhão e oito reboques.
Áreas de Atuação:
- Fiscalização de ambulantes legalizados e irregulares;
- Coibir a venda de bebidas em garrafa de vidro;
- Patrulhamento preventivo;
- Fluidez de trânsito e manutenção dos bloqueios viários;
- Auxílio na dispersão dos carros alegóricos;
- Fiscalização de estacionamento irregular;
- Fiscalização de táxis e transporte complementar;
- Auxílio ao público e distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças;
- Atuação da Ronda Maria da Penha para coibir flagrantes de violência contra mulher;
- Fiscalização da área de manobra dos carros alegóricos que acessam a Marquês de Sapucaí.
Tarifas fixas para os táxis
Com o intuito de coibir cobranças indevidas dos táxis durante os desfiles, a Secretaria de Ordem Pública, em conjunto com a Riotur, disponibilizará para todos os taxistas que estarão trabalhando no entorno do Sambódromo, uma tabela com tarifas fixas, havendo ainda uma rígida fiscalização sobre o cumprimento dessa norma.
Bolsões de táxi
Haverá também bolsões de táxi credenciados espalhados pelas redondezas do Sambódromo, com intuito de facilitar a locomoção dos foliões para a ida e volta para suas casas. Um bolsão de táxi estará localizado na Avenida Salvador de Sá, ao lado do Batalhão de Choque e o outro, na mesma Avenida, sob o viaduto Trinta e Um de Março.
A subprefeitura do Centro atuará nas seguintes áreas:
- Apoio logístico aos órgãos públicos empenhados na operação do Carnaval;
- Articulação e diálogo com as comunidades nas intermediações do Sambódromo da Marquês de Sapucaí;
- Apoio às escolas de samba nos deslocamentos de seus carros.
A Secretaria Municipal de Saúde apresentou o esquema operacional que o órgão disponibilizará durante todos os desfiles das escolas de samba no Sambódromo
Série Ouro / Grupo Especial / Desfile das Campeãs
- Nos dias 9, 10, 11, 12 e 17 de Fevereiro
- Horários: 19h – 6h / término dos desfiles
- 6 postos médicos nos setores 1, 2, 7, 10, 11 e Apoteose
- 32 leitos (7 de suporte avançado de vida)
- 16 ambulâncias avançadas / dia de desfile
Desfile Mirim
- Dia 13 de Fevereiro
- Horário: 16h às 01h / término dos desfiles
- 5 postos médicos nos setores 1, 2, 7, 10 e Apoteose
- 27 leitos (6 de suporte avançado de vida)
- 10 ambulâncias avançadas / dia de desfile
Serão ao todo 220 profissionais da coordenação, regulação, equipes de assistência, operacionais. Além do incremento de RH nos hospitais de urgência e emergência.
Recomendações da Secretaria Municipal de Saúde para o carnaval na Sapucaí:
- Hidratação – consumo frequente de água
- Não permaneça em jejum prolongado
- Mantenha o uso de medicamentos regulares
- Vacinação em dia
- Use camisinha
- Cuidados com produtos de maquiagem que possam causar danos à saúde
- Critério no consumo de alimentos e bebidas de procedência duvidosa
- Beba com moderação e intercale com água
- Se beber, não dirija
- Ter sempre um documento de identificação
- Lembre-se: “não” é “não”
DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO “SÉRIE OURO” – DIA 09/02 (Sexta-feira)
A partir da meia-noite (de quinta para sexta-feira), será fechada a Avenida Presidente Vargas, pista central, sentido Praça da Bandeira, entre a agulha de acesso para a pista lateral, após a Avenida Passos, próxima ao prédio da Embratel e o acesso para a pista central após passarela do Metrô Cidade Nova para a chegada dos carros alegóricos, onde ficarão retidos aguardando movimentação. Serão também interditadas a Avenida Oscar Niemeyer, Rua Arlindo Rodrigues, Avenida Venezuela e a Avenida Rio Branco.
A partir das 11h, será fechada a Avenida Presidente Vargas, pista central, sentido Candelária, entre o primeiro entroncamento de acesso a pista lateral, antes da passarela do Metrô Cidade Nova, e a Rua Visconde da Gávea, para reposicionamento dos carros alegóricos. Esta ação deverá ser efetuada até às 15h. Serão interditados, também, trechos da Rua Afonso Cavalcanti e da Rua Benedito Hipólito para a preparação do Sambódromo. Caso necessário, dependendo das condições de fluidez local, o tráfego de veículos procedentes da Praça da Bandeira poderá ser desviado para a Rua Afonso Cavalcanti, ocasião onde será invertido o sentido viário da Rua Amoroso Lima.
Às 15h, serão interditadas as demais vias do entorno imediato do Sambódromo para conclusão dos preparativos do desfile. Nesse horário ocorrerá também a liberação da pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Praça da Bandeira. O objetivo é oferecer escoamento do trânsito da área central.
Às 17h, será interditado o acesso à Avenida Presidente Vargas, a partir da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Avenida Presidente Vargas, pista lateral no sentido Candelária, até a Praça da República. Nesse horário, as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas o restante da Rua Afonso Cavalcanti e a Rua de Santana.
O trânsito no sentido Centro será desviado para a Avenida Paulo de Frontin e posteriormente para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Avenida Francisco Bicalho) ou Rua Haddock Lobo (para os veículos procedentes da Praça da Bandeira). Será fechado, ainda, o acesso para a Avenida Paulo de Frontin (sob o viaduto), no sentido Centro, e o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.
DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO “SÉRIE OURO” – DIA 10/02 (Sábado)
A partir da meia-noite de sábado, dia 10, para a chegada dos carros alegóricos, a pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, será novamente interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre Avenida Passos e a última agulha de acesso da pista lateral para a central.
Para permitir o deslocamento das alegorias, ocorrerão interdições também na Região Portuária. O Túnel Rio 450 e a Via Binário do Porto, sentido Rodoviária, serão interditados às 21h, enquanto a Rua Oscar Niemeyer, Rua Arlindo Rodrigues (antigas vias que formavam a Avenida Binário do Porto), Avenida Venezuela e Avenida Rio Branco, fecharão à meia-noite e meia.
Para garantir o acesso ao Centro após o desfile de sexta-feira (9/02), às 7h30 de sábado (10/02) será reaberta a pista central da Avenida Presidente Vargas, assim como a Rua Frei Caneca e a Avenida Trinta e Um de Março, vias que só voltarão a ser fechadas respectivamente às 13h, 17h e 19h para viabilizar os desfiles do 2º dia da Série Ouro.
É importante destacar que, durante a manhã de sábado (10/02), haverá também movimentação de carros alegóricos em direção aos barracões situados no Centro, Estácio, Santo Cristo e Caju, com diversas interdições viárias no Centro e na Região Portuária, além da realização do Megabloco Cordão da Bola Preta, entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos. Neste período é recomendado dar prioridade à utilização dos trens da Supervia e o Metrô, já que esses modos de transporte são de alta capacidade e não são diretamente impactados por fechamentos viários. Quem estiver com viagem marcada na Rodoviária do Rio, Píer Mauá ou Aeroportos Santos Dumont e Internacional, a sugestão é a antecipação do deslocamento.
Ao longo da tarde de sábado (10/02) haverá movimentação de carros alegóricos com destino ao Caju, o que demandará a interdição de trechos da Avenida Brasil e, durante o percurso pela Região Portuária, outras vias também serão interditadas para passagem do comboio dos carros alegóricos.
DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO “ESPECIAL” – DIAS 11 e 12/02 (Domingo e Segunda-feira)
A partir da noite de sábado, todas as interdições efetuadas para o desfile do Grupo da Série Ouro serão mantidas, exceto as da Rua Frei Caneca e do Viaduto 31 de Março, que serão reabertas ao tráfego às 9h da manhã, no domingo (11/02) e na segunda-feira (12/02), vias que voltarão a ser fechadas novamente às 19h de cada dia.
Na Região Portuária, a Avenida Oscar Niemeyer, Rua Arlindo Rodrigues, Avenida Venezuela e a Avenida Rio Branco serão interditadas às 22h para deslocamento dos carros alegóricos do Grupo Especial, interdição que irá até o meio-dia de terça-feira (13/02). Desta forma, o acesso ao Píer Mauá irá ocorrer exclusivamente pela mão dupla implantada na Rua Camerino, acesso restrito aos moradores e aos veículos de turismo.
Durante a manhã de domingo (11/02), será a vez da movimentação de retorno dos carros alegóricos em direção a Região Portuária e ao Caju, que irá utilizar as mesmas interdições realizadas durante a chegada das alegorias do Grupo Especial.
DESFILE DAS ESCOLAS MIRINS – DIA 13/02 (Terça-feira)
Às 9h, haverá a liberação ao tráfego da Rua de Santana e da pista central da Avenida Presidente Vargas em direção à Praça da Bandeira, assim como da Rua Frei Caneca e do Viaduto 31 de Março, interdições estas que não se repetirão durante a noite.
Uma parte das vias da Cidade Nova também será reaberta ao tráfego às 9h. Mas às 16h, as ruas serão novamente interditadas para a realização dos desfiles do Grupo das Escolas Mirins.
As interdições para o desfile devem permanecer até às 5h de quarta-feira (14/02), horário de liberação das vias ao tráfego.
DESFILE DAS ESCOLAS CAMPEÃS – DIA 17/02 (Sábado)
Na noite de sexta-feira (16/02) e durante a madrugada de sábado (17/02), ocorrerão os deslocamentos dos carros alegóricos das Escolas Campeãs do Grupo Especial do Carnaval 2024 para a Avenida Presidente Vargas. A movimentação está programada para ocorrer a partir das 22h, com as interdições a partir dás 17h.
A partir da meia-noite de sábado (17/02), ocorrerá interdição da Avenida Presidente Vargas para o posicionamento dos carros alegóricos e do entorno imediato do Sambódromo para preparação do Desfile das Campeãs, como por exemplo, Rua Benedito Hipólito, Rua Presidente Barroso, Rua Júlio do Carmo e Travessa Pedregais.
Às 14h, haverá o bloqueio dos principais acessos à Avenida Presidente Vargas pela Avenida Francisco Bicalho, pelo Viaduto Freyssinet (viaduto Paulo de Frontin) e pela Praça da Bandeira. Será efetuado, também, o desvio do fluxo de veículos da Avenida Paulo de Frontin para a Rua Aristides Lobo, assim como, ampliada a área de interdição no entorno do Sambódromo com a restrição do tráfego pela Avenida Salvador de Sá, Rua Hélio Beltrão, Rua de Santana, Rua Marquês de Pombal e em diversas outras vias da Cidade Nova.
PROIBIÇÃO DO ESTACIONAMENTO
Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento no entorno do Sambódromo estará proibido, da seguinte forma:
A partir das 6h da sexta-feira, dia 09/02 até às 10h de quarta-feira, 14/02, e no desfile das campeãs, das 6h de sábado, 17/02 até às 12h de domingo, 18/02, nas vias internas aos bloqueios e nas principais ruas e avenidas da região central:
• Rua Santa Alexandrina, entre Praça Santa Alexandrina e a Rua Estrela, em ambos os lados da via;
• Praça Condessa Paulo de Frontin, todas as extremidades;
• Rua Aristides Lobo, no trecho entre a Praça Condessa Paulo Frontin e Rua Campos da Paz, em ambos os lados da via;
• Rua Aristides Lobo, no trecho entre a Rua Campos da Paz e a Rua Ambiré Cavalcanti, em ambos os lados da via;
• Rua Estrela, no trecho entre a Avenida Paulo de Frontin e a Rua Santa Alexandrina, no lado direito da via;
• Rua Estrela, no trecho entre a Rua Santa Alexandrina e a Rua Barão de Petrópolis, no lado esquerdo da via;
• Praça de Santo Cristo;
• Rua Equador, no trecho entre a alça de descida do viaduto de descida do Gasômetro até a Avenida Professor Pereira Reis, em ambos os lados da via;
• Rua Camerino;
• Avenida Passos;
• Avenida República do Paraguai;
• Rua Teixeira de Freitas;
• Rua Rivadávia Correia, junto a Cidade do Samba, em ambos os lados da via;
• Avenida Oscar Niemeyer e Rua Arlindo Rodrigues, entre a Rua da Gamboa e a Rua Antônio Lage, em ambos os lados da via;
• Avenida Venezuela;
• Avenida Presidente Vargas, entre a Avenida Rio Branco e a ponte de retorno próximo a Cidade Nova, em todas as pistas, em ambos os lados da via;
• Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e a Praça Mauá, em ambos os lados da via;
• Rua Frei Caneca, entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Avenida Salvador de Sá, em ambos os lados da via;
• Avenida Salvador de Sá, entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via;
• Rua Estácio de Sá, entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Hélio Beltrão, em ambos os lados da via;
• Rua Hélio Beltrão, entre a Rua Estácio de Sá e a Rua Ulisses Guimarães, em ambos os lados da via;
• Rua Ulisses Guimarães, entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Dom Marcos Barbosa, em ambos os lados da via;
• Rua Pinto de Azevedo, entre a Rua Ulisses Guimarães e a Rua Afonso Cavalcanti, em ambos os lados da via;
• Rua Visconde de Duprat, entre a Rua Ulisses Guimarães e a Rua Afonso Cavalcanti, em ambos os lados da via;
• Rua Afonso Cavalcanti, entre a Rua Visconde de Duprat e a Rua Carmo Neto, em ambos os lados da via;
• Rua Júlio do Carmo, entre a Rua Pinto de Azevedo e a Rua Laura de Araújo, em ambos os lados da via;
• Rua Amoroso Lima, entre a Rua Júlio do Carmo e a Avenida Pres. Vargas;
• Rua Néri Pinheiro;
• Rua Correa Vasques;
• Rua Santa Maria;
• Rua São Martinho;
• Rua Laura de Araújo, entre a Avenida Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, no lado esquerdo da via;
• Rua Carmo Neto;
• Rua Heitor Carrilho;
• Rua Viscondessa de Pirassununga, entre a Rua Frei Caneca e a Avenida Salvador de Sá, em ambos os lados;
• Via interna do Condomínio Zé Keti, no lado direito da via;
• Rua Presidente Barroso, entre a Avenida Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, em ambos os lados da via;
• Rua Comandante Maurity;
• Rua Benedito Hipólito;
• Praça Reverendo Álvaro Reis, em todas as extremidades;
• Travessa Pedregais;
• Travessa Onze de Maio, entre a Rua Tomáz Rabelo e a Av. Salvador de Sá, em ambos os lados da via;
• Rua Frederico Silva;
• Rua do Catumbi, entre Largo do Catumbi e Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via;
• Rua Estácio de Sá, entre a Rua Hélio Beltrão e a Rua Haddock Lobo, em ambos os sentidos nos dois lados da via;
• Rua Joaquim Palhares em toda a extensão, em ambos os sentidos nos dois lados da via;
• Rua do Matoso, entre a Rua Teixeira Soares e a Rua Haddock Lobo, em ambos os lados da via;
• Rua Paula Matos, entre a Rua José de Alencar e Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via;
• Rua José de Alencar, no trecho sobre o Túnel Martim de Sá e a Rua Paula Matos, em ambos os lados da via;
• Rua Haddock Lobo, entre a Rua do Matoso e a Rua Estácio de Sá, em ambos os lados da via;
• Rua Vinte de Abril;
• Rua Carlos Sampaio, entre a Praça da Cruz Vermelha e a Rua do Senado, em ambos os lados da via;
• Praça da República, no trecho entre a Rua Visconde do Rio Branco e a Av. Pres. Vargas;
• Rua Visconde da Gávea;
• Avenida Paulo de Frontin;
• Rua Senhor de Matosinhos;
• Travessa Lopes;
• Travessa Onze de Maio.
COMO CHEGAR AO SAMBÓDROMO:
Para acessar o Sambódromo é recomendado a utilização de transporte público coletivo regulamentado:
– METRÔ
O público destinado ao setor par poderá utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e aqueles destinados ao setor ímpar deverão utilizar a estação Central do Brasil.
– TREM
Deverão utilizar a estação Central do Brasil.
– ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES
Mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de diversas regiões da cidade.