Imunizante será aplicado em 20 mil voluntários de 18 a 40 anos residentes de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio
Em uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde começou, na última sexta-feira (16), um novo estudo para avaliar a efetividade da vacina contra a dengue na população adulta. A iniciativa acontece em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O estudo faz parte do conjunto de ações estratégicas para o enfrentamento das arboviroses e do aumento de casos de dengue no Brasil. Para a pesquisa, a pasta definiu que vai imunizar 20 mil pessoas voluntárias, entre 18 e 40 anos de idade, que moram na região e possuem o cadastro ativo em uma das 10 unidades locais de Atenção Primária.
O objetivo é comparar a ocorrência de infecção sintomática de dengue entre um grupo vacinado e aqueles não vacinados. Isso permitirá avaliar a eficácia da vacina na redução de casos sintomáticos de dengue de qualquer sorotipo.
A iniciativa representa uma base para novas evidências científicas com o propósito de subsidiar a tomada de decisão na vacinação dos demais públicos aprovados pela Anvisa, da faixa etária de 4 a 60 anos.