Segunda parte da épica saga de ficção científica veio para afirmar que é possível fazer ótimas adaptações de obras clássicas da literatura
Duna, obra desafiadora de adaptar, foi transformada por Denis Villeneuve em 2021, revelando que é possível trazer à vida um dos maiores clássicos da ficção científica, enriquecido com elementos de fantasia. Agora, com Duna – Parte 2, o diretor reitera sua habilidade em adaptar com sucesso a saga de Frank Herbert.
Nesta segunda parte, há mais ação, atendendo aos que criticaram a monotonia da parte anterior. Aqui, Paul Atreides (Timothée Chalamet) busca vingar seu pai (Oscar Isaac), adaptando-se ao deserto de Arrakis e ao estilo de vida dos freemem, enfrentando o desdém de Chanti (Zendaya), seu interesse amoroso, enquanto é visto como o messias pelos fundamentalistas do deserto vindos do sul de Duna, liderados por Stilgar (Javier Bardem).
Angustiado por visões provocadas pelo consumo de “spicy”, Paul hesita em seguir o caminho do escolhido, apesar das evidências. Sua mãe, Lady Jessica (Rebecca Ferguson), manipula a profecia para que ele seja aceito pelos freemem e para que as circustâncias beneficiem ela, Paul e sua filha, que está para nascer. A trama principal então se torna mãe e filho desafiando o Imperador Shaddan Corrino VI (Christopher Walken), temeroso do poder de Muad’dib de Arrakis. E também a Casa Harkonnen, liderados pelo Barão Harkonnen (Stellan Skarsgård), que vai apostar no seu sobrinho psicótico Feyd-Rautha (Austin Butler) para acabar de vez com os freeman,
Com mais conflitos e ação, o mundo de Villeneuve é imersivo, prendendo desde o início e deixando o público ansiando por mais. Novos talentos, como Florence Pugh, acrescentam carisma e interpretações cativantes. A fotografia, especialmente das cenas no deserto gravadas na Jordânia, amplifica a grandiosidade de Arrakis.
Duna – Parte 2 consolida a saga como um marco na ficção científica contemporânea. É épico, surpreendente e um deleite para fãs do gênero e da obra literária, adaptada com respeito. Vale a pena conferir!