Pela segunda vez na carreira, atriz renomada faz leitura de dramática de obra da filósofa francesa
No dia 8, a grande dama das artes dramáticas brasileira Fernanda Montenegro, voltará aos palcos de teatro para homenagear outra grande mulher: Simone de Beauvoir, filósofa francesa e uma das precursoras do pensamento femininsta no mundo. “A Cerimônia do Adeus” é um espetáculo em que Fernanda fará uma leitura dramática do livro de mesmo nome, escrito pela filósofa.
Trata-se de um diário no qual Simone relata os últimos anos de vida de seu companheiro e também filósofo Jean-Paul Sartre, que faleceu em 1980. Os dois ficaram juntos por 51 anos e a obra além de abordar o luto, também faz reflexões sobre o processo de envelhecer, a morte e outros temas que acompanharam Beauvoir em sua trajetória. A filósofa faleceu seis anos após seu companheiro, em 1986.
Não é a primeira vez que Fernanda Montenegro dá vida novamente às palavras de Simone de Beauvoir nos palcos. Em 2012, a atriz encenou a leitura dramática de “Viver Sem Tempos Mortos”, obra inspirada em cartas trocadas entre a filósofa e Sartre.
“A Cerimônia do Adeus” estará em cartaz do dia 8 até 31 de março no Teatro Prio , que fica no Jockey Club. Avenida Bartolomeu Mitre, 1110-B, Leblon. As apresentações são de sexta à domingo, a partir das 20h e os ingressos custam entre 60 a 120 reais no Sympla.