Campanha terá início dia 25 de março nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
O Ministério da Saúde decidiu antecipar a vacinação contra a gripe em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A campanha de imunização, que normalmente acontece entre os meses de abril e maio, está prevista para iniciar dia 25 de março.
A pasta negociou a entrega antecipada das vacinas, que estão previstas para serem distribuídas a partir do dia 20 deste mês para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas.
“Esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.
A região Norte, por outro lado, não foi incluída devido à adoção de um calendário distinto, levando em conta as peculiaridades climáticas locais. O Ministério da Saúde deu início à campanha de vacinação nessa área entre novembro e dezembro de 2023.