Rio de Janeiro tem 446 projetos de construção que podem ser reiniciados
O prazo para os municípios aderirem ao Programa Nacional de Retomada de Obras na área de Saúde está chegando ao fim. Os gestores estaduais e municipais com interesse em dar continuidade aos empreendimentos que não foram realizados têm até o dia 15 de março para se inscrever por meio do site InvestSUS.
O Ministério da Saúde estima que existem 4,2 mil obras em todo o Brasil que ainda estão disponíveis para reativação, mas dependem da sinalização do gestor. No Rio de Janeiro, 446 obras poderão ser reiniciadas.
Entre os empreendimentos que podem ser retomados estão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), academias da saúde, construção e ampliação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de ações nas redes Cegonha e Neonatal. Serão contemplados com o programa também os Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e oficinas ortopédicas.
O Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, sancionado pelo presidente Lula (PT) em novembro do ano passado, prevê o investimento de até R$ 3,7 bilhões, a partir da manifestação de interesse dos municípios.