Jornal DR1

ABI celebra os 60 Anos do Comício de João Goulart na Central do Brasil

Familiares de Jango estiveram presentes na cerimônia e uma exposição sobre o evento foi inaugurada

Na quarta-feira (13), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) reuniu uma série de personalidades e representantes de movimentos sociais para celebrar os 60 anos do histórico comício do presidente João Goulart na Central do Brasil. O evento, realizado na sede da ABI, contou com a presença de familiares de Goulart e de Leonel Brizola, parlamentares, além de representantes de movimentos estudantis e sindicais.

O Ato, que lotou o auditório do 9.o andar da ABI e o foyer, contou com a presença  da família de João Goulart, incluindo sua viúva, filha e netas, bem como outros importantes nomes ligados à resistência ao golpe de 1964, como Clodsmidt Riani Filho, filho de Clodsmidt Riani, e o professor Ivan Cavalcanti Proença.

Durante a cerimônia, foi exibida uma mensagem em vídeo do filho de João Goulart, João Vicente Goulart, e trechos do discurso proferido por Jango no comício. Octávio Costa, presidente da ABI, destacou a importância do evento e saudou os presentes, especialmente a família do ex-presidente.

O ex-deputado Nilmário Miranda ressaltou a relevância do evento para a democracia e a memória do país, lembrando a criação do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana por Jango dois dias após o comício. No entanto, o ponto alto do Ato foi a fala de Isabela Goulart, uma das netas do ex-presidente, que enfatizou a importância da memória para a identidade nacional.

Além da solenidade, os presentes puderam apreciar a exposição “Rio 64 – a capital do golpe”, que permanecerá em cartaz na sede da ABI até o dia 13 de abril. A mostra, que também terá uma versão virtual no site Rio Memórias, traz uma representação dos principais acontecimentos que levaram ao golpe de 1964 e o contexto histórico e cultural da época.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded