Jornal DR1

Servidores municipais do Rio terão reajuste salarial de 5,26%, a ser pago em abril

Funcionários não recebiam reajustes salariais desde 2019

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na segunda-feira (18) que vai reajustar o salário dos quase 211 mil servidores municipais ativos e inativos em 5,26%. O valor reajustado constará na folha de pagamento de março e será pago em abril.

Com a implementação da medida, o gasto com a folha salarial terá um acréscimo de cerca de R$ 89 milhões. Atualmente, esse custo está em torno de R$ 1,7 bilhão por ano.

O aumento salarial, previsto na Lei Orçamentária do município para este ano e garantido pelo prefeito do Rio no final de 2023, foi ajustado para proporcionar um ganho efetivo levando em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado durante 2023, que foi de 4,62%.

Em 2022, a Prefeitura do Rio havia anunciado uma recomposição salarial de 5,35% aos servidores públicos a partir de janeiro de 2023. Desde 2019, os funcionários não haviam recebido reajustes salariais.

De acordo com o Sindicato estadual dos profissionais de educação do estado do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), o reajuste, no entanto, ignora as perdas salariais dos servidores municipais de mais de 21%, contando desde 2019, segundo estudo do Sepe-Dieese. Portanto, para o Dieese, o reajuste necessário para recuperar as perdas chega, dependendo do índice, a 27%.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24