Jornal DR1

Saúde Bucal: Viagem à China

Recebi um convite inesperado para fazer um seminário presencial na República Popular da China, seminário sobre Medicina Tradicional Chinesa e Ocidental Integrada para Tratamento de Epidemias na América Latina, organizado pelo Instituto de Treinamento de Oficiais de Negócios Internacionais do Ministério do Comércio. É o Instituto para Funcionários de Negócios Internacionais (AIBO) do Ministério do Comércio é uma instituição de educação e treinamento diretamente subordinada ao Ministério do Comércio da República Popular da China. A AIBO foi fundada em 1980 e está localizada no distrito de Changping, Pequim, a cerca de 30 quilômetros do Aeroporto Internacional de Pequim Capital, e possui infraestrutura completa para oferecer hospedagem, alimentação, treinamento, conferências e outros serviços aos estagiários. Uma das principais responsabilidades da AIBO é realizar projetos de cooperação para o desenvolvimento de recursos humanos com foco em cursos de formação oficiais. É a base geral de formação em ajuda externa da China e não só realiza formação na China, mas também formação online e formação no estrangeiro.

Para mim foi sonho realizado, participar de um curso de 14 dias em tempo integral, diariamente com teoria e prática, em outro país. Foi maravilhoso, um intensivo de aprendizado na educação, cultura, costumes, religiosidade, que contribuiu para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. Essa viagem me deu a chance de conhecer Paris, onde fiquei breve, mais pude ter acesso às lojas, costumes e saborear vários pratos e apurar o meu paladar com relação a comida, doces,  pães, aos perfumes, bebidas e vinhos, foi breve mas intenso, procurei dormir pouco e aproveitar todo o tempo e energia para conhecer o máximo de lugar possível, já que o tempo era curto.

A viagem foi tão bem elaborada que fui com tempo de conhecer Paris e voltei também com tempo de conhecer mais um pouquinho de Paris, estava em um período frio e o tempo fechado, onde os Parisiense elegantérrimo desfilavam com os seus lindos casacos e com uma educação e recepção que me sentir em casa, com isso fiz até amizade, com dois irmãos jovens Parisiense que logo apresentou a sua mãe que por coincidência era Chinesa, tudo porque o assunto era que eu estava indo para a China. A chinesa era casada com um parisiense onde teve dois filhos, foi gratificante fazer essa amizade, em pouco tempo a carioca já estava conversando e estreitando laços, nós brasileiros temos esse calor humano que onde chega já faz a diferença. Pude andar de metrô em Paris, que é diferente do Brasil e que também é diferente da China, o pão também tem diferença do Brasil e da China, foi o que eu mais gostei, claro que não posso esquecer das fragrâncias dos perfumes, fiquei enlouquecida de não saber definir qual levar, essa experiência de cultura, todos nós deveríamos passar, é tanta riqueza de diferença de países e viva prática é melhor ainda.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24