Especialista em segurança salienta que haverá forte esquema de segurança para o evento, mas que cada fã precisa estar atento para se proteger
Quando 1 milhão de pessoas (ou mais) se junta para festejar, além da alegria pelo momento, podem acontecer alguns contratempos. O show histórico da “rainha do pop” em Copacabana, no RJ, na noite do próximo sábado (4), é um exemplo disso. Especialista Segurança, Direito Penal e Criminologia, o professor de Direito Penal e Processo Penal do Centro Universitário IBMR, Edson Eduardo Avelar, é quem dá as dicas para evitar estas situações.
Avelar diz ser um “roqueiro fanático” e que já esteve presente em inúmeros grandes shows, o que também lhe credencia a dar orientações para os fãs. “O Rio de Janeiro, todos sabem, é uma cidade perigosa. Mas haverá um esquema de segurança especial. Confie no trabalho que está sendo feito, mas há uma parte que cabe a cada um de nós. Portanto, divirta-se, mas não facilite a vida de quem está ali, mas que não é para ver o show”, alerta o professor do IBMR, que integra o ecossistema Ânima de ensino no RJ.
As dicas do professor são simples, mas necessárias, e seguem aqui:
1 – O show da Madonna atrai muitas gerações. Então, sempre vá acompanhado com o maior número de pessoas possível, mas que sejam de sua confiança e convívio anterior. Se for adolescente, vá acompanhado de um adulto mais velho.
2 – Pense no antes e no depois do show. Esteja preparado para ir e voltar com calma. O metrô é o transporte mais seguro e rápido. Não se esqueça de que em Copacabana o trânsito estará fechado para carros, Táxis e carros de aplicativos em geral. Caso você se aventure a pegar estes transportes em ruas adjacentes, procure aquelas que estejam com policiamento constante e escolha sempre os táxis oficiais.
3 – Independentemente de ir ao show sozinho ou em grupo, compartilhe as suas localizações pelo celular com alguém de confiança, mas que não vá ao evento. Não se sinta com sua privacidade invadida, isso é apenas por uma questão de segurança.
4 – O show será em um local aberto. Portanto, sempre há riscos que não seriam tão grandes se a apresentação fosse em locais fechados, como em um estádio, onde teria revista para acesso. Portando, fique atento para as atitudes de quem se aproxima de você.
5 – Se você estiver acompanhado, alterne com seus amigos o momento de quem tira foto e filma, para que, enquanto um registra, o outro fique vigiando o entorno. Isso minimiza o risco de furto de celulares.
6 – Todo mundo quer ficar perto do palco. Mas este é o local mais perigoso para as questões de emergência como no caso de alguém passar mal e precisar ser socorrido. Busque um local confortável para assistir ao show, sempre pensando nestes imprevistos.
7 – Antes da apresentação, procure se informar onde estão todos os equipamentos públicos: posto policial, posto médico, Bombeiros, entre outros. Desta maneira, se necessário, você poderá se deslocar até este serviço rapidamente.
8 – Caso aconteça alguma emergência muito grave, acalme-se e siga sempre as instruções das autoridades locais. O sistema de segurança pública tem estas informações como estratégias e saberá como orientar o público.
9 – Não é algo muito comum no Brasil, mas é sempre possível acontecer algum tipo de atentado. Se alguém abandonar uma mochila ou algum embrulho próximo de você, não fique perto e procure uma autoridade policial imediatamente.
10 – Procurar as autoridades policiais e demais agentes públicos sempre é a melhor opção nas emergências antes, durante e após o show.