Jornal DR1

UNICEF apoia governo na resposta às chuvas no Rio Grande do Sul

Em articulação com Governo Federal e Estadual, UNICEF apoiará na avaliação da situação de crianças e adolescentes abrigados, dará apoio técnico para encaminhamento daqueles separados de pais e responsáveis, e doará kits a abrigos

Assegurar a proteção integral de crianças e adolescentes é prioridade do UNICEF, em meio às fortes chuvas e inundações que assolam o Rio Grande do Sul desde a semana passada. Neste cenário de emergência, o UNICEF está organizando ações de assistência técnica com os Governos Federal e Estadual, especialmente Assistência Social, Defesa Civil e Direitos Humanos, e com parceiros da sociedade civil.

O apoio do UNICEF está estruturado nas seguintes frentes: levantamento de informações sobre a situação de crianças, adolescentes e mulheres em abrigamento provisório; apoio técnico para identificação, encaminhamento e reunificação de crianças e adolescentes separados dos pais e responsáveis; e distribuição, para abrigos, de kits educacionais e recreativos, kits de saúde menstrual e proteção de meninas adolescentes, e kits com orientações para armazenamento de água, higiene para bebês e controle de doenças.

Em um contexto de abrigamento provisório, é essencial mensurar e avaliar a situação de crianças, adolescentes e mulheres”, explica Gregory Bulit, coordenador de Emergências do UNICEF no Brasil. Para isso, o UNICEF realizará um levantamento em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social do Estado, em mais de 90 abrigos de Porto Alegre, para entender as necessidades da infância em meio à grave situação de emergência.

Neste momento, 66 mil pessoas estão alojadas em abrigos com variados níveis de infraestrutura, com casos reportados de crianças e adolescentes separados dos pais e responsáveis. Para apoiar nessa frente, o UNICEF está provendo apoio técnico ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) para garantir a correta identificação, encaminhamento e reunificação – quando for o caso – dessas crianças e adolescentes, atuando também em ações de comunicação de risco com gestores de abrigos para que assegurem os direitos desse público em situação de alta vulnerabilidade.

Paralelamente, 34 kits educacionais – chamados de “Brincar e Aprender” – serão enviados nos próximos dias ao Rio Grande do Sul, para serem encaminhados para abrigos, por meio de doação à Defesa Civil, contendo itens educacionais e jogos recreativos, beneficiando a mais de 3 mil crianças. Junto aos kits, está prevista a criação de espaços amigáveis para crianças em abrigos, a serem implementados onde serão entregues esses kits. Estão previstos também kits relacionados a dignidade menstrual e proteção de meninas adolescentes, assim como kits voltados para orientações sobre acesso à água potável, higiene de bebês e prevenção de doenças hídricas – a serem entregues em abrigos nas próximas semanas.

Para prestar assistência técnica na área dos direitos de crianças e adolescentes, o UNICEF participará nos próximos dias da missão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do MDHC ao Estado como parte da implementação dessas atividades, assim como para avaliar outras modalidades de resposta e demais necessidades junto a parceiros da sociedade civil que atuam no território.

Como ajudar

Para apoiar a resposta do UNICEF às chuvas no Rio Grande do Sul, pessoas físicas podem fazer doações de qualquer valor através do PIX para pix@unicef.org. Em caso de dúvidas, o canal de contato é o 0800 605 2020. Empresas, fundações e filantropos interessados em apoiar podem entrar em contato através do e-mail parcerias@unicef.org.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24