O intuito da ação “Água que abraça” é reunir 1.000 garrafas de água e doar à comunidades que carecem de água potável. A campanha também ajudará a comunidade do Jardim Gramacho
Os estudantes do Colégio Imaculado Coração de Maria, no Méier (RJ), promoveram uma campanha solidária na região. Durante o mês de maio, a escola receberá garrafas de água, com o intuito de levar uma condição digna de consumo às famílias carentes. Parte da arrecadação também será destinada ao Rio Grande do Sul. Um dos lugares que serão ajudados é a comunidade do Jardim Gramacho, que fica localizado no antigo aterro sanitário. O lugar receberá a doação por meio da ONG Central Humana de Educação, Ideias e Formação Alternativas (CHEIFA), que atende a região, atualmente com muitos moradores que vivem em situação de vulnerabilidade. Após o fechamento do lixão de Gramacho, ex-catadores ficaram sem fonte de renda, o que ocasionou a permanência de aproximadamente 40 mil pessoas vivendo na pobreza. No ano de 2023, a escola, com a mesma ação, entregou para comunidade 2 mil garrafas (fotos).
Famílias, educadores e alunos vão mobilizar o entorno da Zona Norte, e pretendem com a ação reunir cerca de 1.000 garrafas de água. Para realizar a doação, é preciso se direcionar ao endereço: R. Aristides Caire, 141 – Méier, e deixar a doação em garrafas de 500ml ou 1,5L. Todas as garrafas serão envolvidas com um rótulo personalizado, no qual cada estudante escreverá sua mensagem de carinho e força para quem receber. A data final de arrecadação será no dia 15 de maio; a entrega está prevista para o dia 23 de maio.
Solidariedade também com escolas no Rio Grande do Sul
Como parte das ações solidárias, o Colégio também está auxiliando nas doações direcionadas para uma escola que faz parte da rede de educação na qual o Coração de Maria está inserido: a “campanha do pix” pretende auxiliar diretamente estudantes e moradores que residem no entorno. A escola ajudada é o Colégio Espírito Santo em Canoas (RS), que segue com aulas suspensas após a inundação no Estado.