A Prefeitura do Rio de Janeiro entregou nesta sexta-feira, 14 de junho, o Boulevard Barra Olímpica, via que faz a ligação da Estrada dos Bandeirantes com a Avenida Salvador Allende. A obra, pensada para ajudar no acesso ao bairro e melhorar o trânsito da região, foi 100% paga pela Riva Incorporadora e pela Ager, com custo aproximado de R$ 20 milhões.
A solenidade de abertura do Boulevard contou com a presença do subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima, do superintendente da Riva no Rio de Janeiro, Marcelo Pezzino Sathler, e dos sócios fundadores da Ager, Antônio Henrique Neves e Ernesto Neves Raposo. “Essa é mais uma importante via da região, que cria uma nova ligação entre a estrada dos Bandeirantes e avenida Salvador Allende, melhorando muito a mobilidade urbana do trecho. Trata-se uma intervenção que faz parte do planejamento urbanístico da Prefeitura do Rio e, conforme o desenvolvimento de cada região, novas vias vão sendo abertas”, destaca Raphael Lima.
A nova rua tem 36m de largura e 678m de extensão, totalizando 24.408 metros quadrados. O custeio da obra foi uma contrapartida da Riva Incorporadora e da Ager, que possuem quatro empreendimentos já lançados na região: Apogeu Barra, que está em fase de entrega, além do Stillo Barra, Duet Barra e Marine Barra Residence, com entregas previstas para os próximos anos.
“Só nesses prédios são mais de 1.500 apartamentos. Muitas famílias serão beneficiadas pelo Boulevard”, afirma Marcelo Pezzino Sathler. “É um marco importante para a cidade, pois facilitará a circulação de pessoas e de veículos na região, além do acesso ao parque da Ilha Pura. Os empreendimentos que possuem o Boulevard como endereço vão se tornar ainda mais atrativos, já que facilidade de acesso está entre os principais itens buscados por pessoas interessadas em um imóvel”, completa o superintendente da Riva.
Toda a infraestrutura, incluindo sinalização, iluminação pública com fiação subterrânea e ciclovia, foi responsabilidade da parceria entre Riva e Ager. O projeto de todo o Boulevard, com praças e jardins, é do renomado paisagista Sérgio Santana, que utilizou espécies nativas de plantas, conforme sugestão do órgão ambiental da cidade. “Esse legado irá valorizar ainda mais o bairro recém-criado da Barra Olímpica”, finaliza Pezzino.