Jornal DR1

Saúde Bucal: Lábio leporino, você sabe o que é? Como surge?

O lábio leporino, também chamado de fissura labial, é uma malformação fetal em que o bebê nasce com uma divisão no lábio superior que pode se prolongar até o nariz, o que pode acontecer devido a fatores genéticos e ambientais, como consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez, deficiências nutricionais na gestação ou uso de alguns medicamentos nos primeiros 3 meses de gravidez, como corticoides e anti convulsivantes; Estresse; Exposição a substâncias tóxicas e infecciosas ou à radiação. O lábio leporino pode ser identificado ainda durante a gestação, por meio do exame de ultrassom, no entanto é mais comum o seu diagnóstico logo após o nascimento do bebê, podendo ser também verificada, em alguns casos, a presença de uma abertura no céu da boca, a fenda palatina, sendo essa situação conhecida como fenda labiopalatina.

A fenda ou fissura também pode estar presente no lábio e no céu da boca simultaneamente. Trata-se de uma má formação decorrente da não-junção entre as partes esquerda e direita do lábio e do palato durante o desenvolvimento intrauterino. O lábio leporino é a má formação congênita, presente desde o nascimento, mais comum observado dentre as malformações do rosto, com 1 caso em cada 650 nascimentos. O lábio leporino pode trazer dificuldades na alimentação. Em bebês, o problema pode ser resolvido com o uso de bicos e mamadeiras especiais, além de posições específicas para alimentar o bebê. Quando a fenda surge apenas no lábio, os dentes normalmente não apresentam problemas no crescimento. Contudo, se a fissura chegar à gengiva, a arcada dentária e a mordida sofrem alterações, sendo necessário acompanhamento com profissionais especialistas. O desenvolvimento da fala também pode ser influenciado pela presença do lábio leporino. Quando a fissura afeta apenas o lábio, provavelmente a criança não terá problemas na fala. Por outro lado, se a fenda ocorrer no céu da boca, a linguagem é prejudicada e é necessário realizar fonoaudiologia. O lábio leporino também pode prejudicar o crescimento facial e o desenvolvimento da audição.

Qual é o tratamento para lábio leporino e quando deve ser feito? O tratamento do lábio leporino deve começar o mais cedo possível. Logo no 1º mês de vida o recém-nascido já é avaliado e começa a ser preparado para a cirurgia, que normalmente é feita aos 3 meses. A fenda no lábio pode ser reparada logo nos primeiros meses de vida do bebê. Já a fissura no palato é feita um pouco mais tarde. O momento para a realização dessas cirurgias depende do desenvolvimento da criança e é determinado pela equipe médica, sempre com avaliação do médico pediatra. O tratamento do lábio leporino é um processo longo, que requer a intervenção de uma equipe multidisciplinar, principalmente das áreas de cirurgia plástica, odontologia e fonoaudiologia. O apoio de profissionais de outras áreas também é fundamental, como pediatria, otorrinolaringologia, nutrição, psicologia, fisioterapia, enfermagem, entre outras.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24