Jornal DR1

Com quase seis mil participantes, a Corrida Brasil Sem Preconceito é sucesso de público e de diversidade

Evento já tem data para o ano que vem e deve acontecer no dia 29 de junho de 2025
 

Nove anos após reunir 3 mil pessoas para lutar contra os preconceitos em Copacabana, a Corrida Brasil Sem Preconceito bate recorde de público, com quase 6 mil pessoas reunidas neste domingo (30). Na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, ponto de encontro da corrida, todos os participantes vestiram camisetas estampadas com frases de luta contra racismo, machismo, homofobia, transfobia, lesbofobia, autismo e capacitismo.

Sucesso de público e de diversidade, o pódio do evento foi composto por pessoas declaradas não-binárias, além das categorias masculinas, femininas e PcD. Os vencedores da etapa Rio foram:

Feminino 5K

1- Laura Manoela Morales

2- Maria Sueli Rocha

3- Maria Carielo

Feminino 10K

1- Carolina de Medeiros

2- Brígida Anjos

3- Kátia Lourenço

Masculino 5K

1- George Soares

2- Rodrigo Lira

3- Pedro Paulo Aguiar
 

Masculino 10k

1- Fabiano Moura

2- Igor Miranda

3- Júlio Cezar

PCds Misto 5K

1- Pedro Paulo Francisco

2-Sonia Maria Carneiro

3- Miguel Paulino
 

PCds Misto 10K

1- Fernanda Guimarães

2- Rosi Charmosa

3- Tatiane Felippe
 

Não Binário 5K

1- Carlos Eduardo Antunes

2- Dra. Fernanda

3- Vilma Vilela
 

Não Binário 10K

1- Alzira Arraiol

A corrida contou com ações sociais especiais que destinaram parte dos valores das inscrições às famílias desabrigadas pelas enchentes do Sul do país, além de beneficiar três instituições de combate ao racismo, pela defesa da mulher e de pessoas com autismo. O evento também conta com ação sustentável, com o reaproveitamento de lonas e banners para a confecção de bolsas, mochilas, entre outros.
 

“A Corrida Brasil Sem Preconceito veio pra marcar um novo elo com o movimento LGBTQIAP+, e vem pra ficar — não só na cidade do Rio de Janeiro, onde a gente começa, mas no Brasil. No domingo, já estarão abertas as inscrições da etapa de Brasília, que acontecerá no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com estimativa de 10 mil participantes. E em São Paulo, tem previsão de acontecer no dia 15 de dezembro”, comenta Rafael Oliveira, idealizador da Corrida Brasil Sem Preconceito, que confirmou a corrida do ano que vem no Rio de Janeiro, no dia 29 de junho.

“Eu me sinto honrada em fazer parte do grupo de embaixadores desta corrida que é tão importante. Eu sei o quanto é significativo a corrida em um momento como esse, que a gente dá lugar pra falar sobre diversidade, inclusão, direitos iguais. Nós, como mulheres trans, sabemos o quanto há de barreira para chegar dentro do esporte; não é só vestir um calçado e sair para correr. Eu acho que o evento chega para chamar atenção, para acordar o mundo e mostrar que a gente existe”, comenta Dani Lopes, corredora, mulher trans e embaixadora da Corrida.
 

“São iniciativas como essa que ajudam a gente a se fortalecer com todo o conjunto da sociedade, para que ela seja plural e colorida e onde a diferença seja um dos elementos mais representativos e importantes; Para que a sociedade seja boa para todos: mulheres, pessoas com deficiência física, pessoas pretas, pobres, LGBTQIAP+. Porque isso efetiva a equidade para que todas as pessoas tenham a cidadania plena”, comenta Dani Balbi, primeira deputada estadual transexual do Rio de Janeiro e embaixadora da corrida.

O evento tem organização da Holding Star Over e os patrocinadores são: BioParque, AquaRio, Yopp (marca de óculos e acessórios de corrida) e a BYD (montadora de carros elétricos). A *Corrida Brasil Sem Preconceito* tem o apoio do MetrôRio, do Aeroporto RIOGaleão, da Fotop, e a chancela do Programa Rio Sem LGBTIFOBIA, da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Secretaria do Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e do Ministério dos Esportes do Governo Federal.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded