Jornal DR1

Petrobras e Agência do Bem renovam parceria e apostam em ações sociais no estado do Rio

A ONG tem 18 anos de atuação e é responsável por projetos que promovem a cidadania por meio da música

A Petrobras renovou por mais quatro anos a parceria com a Agência do Bem, organização que tem como missão promover o desenvolvimento humano e a cidadania plena de populações de baixa renda por meio da educação. O patrocínio visa a expansão do projeto Escola de Música e Cidadania (EMC), com a abertura de quatro novos polos patrocinados pela Petrobras por ano nas regiões sul, norte e metropolitana do estado do Rio de Janeiro até 2027. Os novos centros de ensino, localizados em Nova Iguaçu, Itaboraí, Angra dos Reis e Campos dos Goytacazes, somam-se aos 8 polos já patrocinados pela empresa no biênio 2022/2023, alcançando neste ano um total de 12 centros que são financiados pela Petrobras. A renovação da parceria prevê também a criação de mais três grupos musicais, além da já existente Orquestra Jovem da Guanabara, que serão formados integralmente por alunos dos polos de ensino.

A EMC é uma iniciativa da Agência do Bem que tem como objetivo a inclusão social de crianças e jovens de baixa renda por meio da música e que, atualmente, já soma mais de 37 polos de ensino em sete estados brasileiros e também em Portugal, na cidade de Braga. Entre as habilidades ensinadas, estão mais de 15 instrumentos orquestrais, como clarinete, violino, violoncelo, trompete, trompa, flauta doce, flauta transversal, canto coral e outros. O projeto também realiza oficinas de cidadania, momento em que são abordados importantes tópicos para a formação do indivíduo, como direitos humanos, sustentabilidade, direitos e deveres, entre outros.

Para o fundador da ONG, Alan Maia, o patrocínio simboliza a possibilidade de levar cultura e educação cidadã para locais em que historicamente a oferta desses serviços é escassa. “Poder contar com o patrocínio de uma empresa tão grande como a Petrobras é mais uma confirmação de que estamos no caminho certo. Os esforços de expansão do projeto demandam recursos e logística para dar vida a uma operação complexa. Com o patrocínio da Petrobras, podemos levar nossa missão adiante para novos municípios do Rio de Janeiro”, compartilhou Alan.

Recentemente, a Agência do Bem foi eleita uma das melhores ONGs brasileiras líderes em ações sociais. O ranking internacional The Dot Good divulgou, neste ano, as 50 organizações sociais do Brasil com mais destaque, e a Agência do Bem aparece pelo segundo ano consecutivo, desta vez em 19° lugar, subindo 3 posições desde o último ranking.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded