Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

A Bíblia como ela é: Toda autoridade é constituída por Deus

Foto: Reprodução

Sabemos que não é fácil se submeter ou concordar com a liderança da igreja, principalmente quando temos mais conhecimento e argumento. Contudo, os líderes precisam ser respeitados e honrados, inclusive os governantes da nação. Mesmo se você não concorda com os ensinos ou mandatos dos mesmos, existem formas de expor a sua opinião sem causar mal estar com eles.

Eu costumo dizer que se não estiver satisfeito onde Deus te colocou. Saia e arque com as consequências. A Bíblia traz alguns ensinamentos de como devemos tratar nossos líderes, vejamos:

    “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos…Pois é…para o seu bem. Mas, se você praticar o mal, tenha medo…agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades…mas também por questões de consciência.” (Rm 13, 1-5).

“Lembrai-vos dos vossos pastores (líderes)… a fé dos quais imitai, atentando para sua maneira de viver. Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Hb 13, 7-17).

Desde que os mesmos sejam exemplos e ensine de acordo com a palavra de Deus. “…se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, vigilante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar… não violento… inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)… Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.” (1Tm 3, 1-7).

Algumas orientações que o apóstolo Paulo dá, eu não concordo muito e vou te dizer porque?

Quando ele fala que o líder tem que governar bem a sua casa, até concordo, mas toda regra tem exceção. Vemos na Bíblia grandes líderes que tiveram problema dentro de casa.

Noé; Abraão; Isaque; Jacó; Judá; Samuel; David; Salomão etc. O próprio Jesus teve problemas com seus familiares. Vemos a incredulidade dos irmãos de Jesus. “Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui… Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.” (vs.3-5).

E para ser um bom líder. Tem que ser chamado por Deus. Mas o líder deve se preparar como a própria Bíblia orienta: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”(2Tm 2, 15).

Eu quanto aos nossos governantes?

A Bíblia não manda criticarmos (odiar) e sim, ao contrário. E também nos orienta a fazermos boas escolhas na hora do nosso voto.

“Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros”. (1Tm 2, 2).

“Tomai-vos homens sábios, inteligentes e experimentados, entre as vossas tribos (Cidades) para que os ponhas por vossos cabeças (Prefeitos e Vereadores). 

E quero terminar dizendo aquela célebre frase que diz: ” E cada povo tem o governo que merece.” – Autor desconhecido.

“Quando os justos governam, o povo se alegra, mas, quando o ímpio domina, o povo suspira.” (Pv 29, 2).

Jesus Cristo é a nossa força!