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Encontro debate estratégias para fortalecer o turismo de saúde, que cresce até 25% ao ano, no Rio de Janeiro

Foto: Raphael Limeira

II Encontro de Turismo de Saúde Rio-Niterói é uma iniciativa do Visit Rio, do Rio Health Care Tourism Initiative e da Comissão de Turismo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Uma pesquisa da MTA Patient Survey Report 2024 revelou que o turismo de saúde está em plena expansão, crescendo de 15 a 25% ao ano. Atento a essa tendência, o Rio de Janeiro busca se destacar como destino para o público que viaja, tanto nacional quanto internacionalmente, para realizar procedimentos médicos, odontológicos e de reabilitação. Para debater esse cenário, foi realizado, nesta quinta-feira (1º), o II Encontro de Turismo de Saúde de Rio-Niterói, uma iniciativa do Visit Rio Convention Bureau, do Rio Health Care Tourism Initiative e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro/ Comissão de Turismo.

Essa realidade se intensifica a medida que o Rio de Janeiro se consolida como um polo de eventos na área da saúde, incluindo congressos, simpósios e conferências. Aproximadamente 15% dos eventos do calendário da cidade para este ano estão relacionados à medicina, com destaque para o Brain Congress (Congresso Mundial sobre Cérebro, Comportamento e Emoções) e o Congresso Brasileiro de Ortopedia (CBOT), que ocorrerá em novembro. Análises de mercado mostram que anos ímpares costumam apresentar um número maior de eventos na área da Saúde. Em 2023, 21,5% deles foram desse segmento. Diante disso, O Visit Rio projeta um crescimento de 18% no número de eventos médicos para 2025 em comparação a 2023.

“À medida que a cidade sedia eventos de grande porte na área da saúde, ela consolida sua reputação como um centro de excelência médica internacionalmente reconhecido e atrai pacientes que buscam tratamentos fora de suas localidades”, afirmou Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio. Ela participou de um painel sobre segurança jurídica na legislação brasileira e internacional, e promoção nacional e Internacional do Turismo de Saúde, que contou também com o Dr. Lymark Kamaroff, advogado especialista em direito médico.

Durante o evento, a Rio Health Care Tourism Initiative lançou a marca “Health Care in Rio”. Uma das principais frentes de atuação do Instituto é o levantamento de dados do mercado e disponibilização de conteúdos em produtos de comunicação, divulgando as opções disponíveis de tratamentos a custos competitivos e a oferta médico-hospitalar da região Rio-Niterói, subsidiando o futuro paciente para a tomada de decisão.

A iniciativa conta com o apoio de associações de hospitais e entidades de saúde como o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), a Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (SOMERJ), a Associação Médica Fluminense (AMF) a Associação Brasileira de Enfermagem ABEn e a o Conselho Federal de Fisioterapia e Reabilitação (CREFITO2).

O Visit Rio será responsável pela promoção do Rio de Janeiro nesse nicho, incluindo de maneira decisiva o Turismo de Saúde no seu portfólio de produtos turísticos apresentados em feiras e eventos nacionais e internacionais, fortalecendo a imagem e reputação deste segmento em nível global. Um fator adicional que favorece a promoção do destino para o segmento é o número de hospitais acreditados com selos de acreditação pela Joint Commission International (JCI) na região Rio-Niterói, o que é garantia de alto padrão de atendimento. Entre os 72 hospitais brasileiros certificados pela JCI, 16 estão localizados no Rio de Janeiro, representando 22% do total. Segundo o MTA Patient Survey Report, 63,3% dos entrevistados consideram a acreditação internacional um fator determinante na escolha de destino para tratamentos de saúde.
 

“Além de todos os atributos técnicos que ajudam a posicionar o Rio de Janeiro como o destino neste mercado, a região também se beneficia de ter uma localização privilegiada, próxima a importantes rodovias e aeroportos”, afirmou Ricardo Da Fonseca, da Rio Health Care Tourism Initiative.

Explorar o campo da cirurgia plástica é uma das prioridades da iniciativa, levando em consideração que o Brasil já é uma referência nesse segmento e o segundo país com maior número de cirurgias plásticas realizadas. Além disso, o trabalho de profissionais que ajudaram a consolidar essa reputação, como o renomado Ivo Pitanguy, contribui significativamente para a imagem positiva e o fortalecimento do setor.
 

O atendimento aos pacientes internacionais

Os aspectos técnicos do atendimento a pacientes internacionais foram pauta prioritária no encontro. Um dos painéis, conduzido por Felipe Kaneno, gerente de assuntos internacionais e corporativos do Hospital Sírio-Libanês (SP), destacou a experiência do hospital no tema. Recentemente, o Sírio-Libanês inaugurou um espaço dedicado ao acolhimento de pacientes internacionais no Aeroporto de Guarulhos, oferecendo atendimento bilíngue e horários de funcionamento ampliados.

Outros especialistas se reuniram para discutir o atendimento em clínicas e hospitais da região Rio-Niterói, e um outro painel debateu os desafios e conquistas no atendimento ao público internacional. No encontro, foram apresentados os resultados de uma pesquisa em andamento com pacientes de três mercados potenciais: Luanda (Angola), Flórida (EUA) e Itália.

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