Por Patrícia Souza
No ultimo dia 21/08, o Jornal DR1 participou da entrega do título de Cidadã Benemérita da cidade do Rio de Janeiro para a deputada estadual, Martha Rocha (PDT-RJ), por iniciativa do vereador Dr. Carlos Eduardo (PDT), na Plenária do Palácio Pedro Ernesto na Câmara Municipal.
A Mesa Solene foi composta pelas seguintes autoridades: Dr. Augusto Ribeiro – advogado e presidente municipal do PDT; Léo Lupi – jornalista e vice-presidente da Fundação Leonel Brizola; Everton Gomes, advogado e secretário Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro; William Rodrigues, advogado e ex-presidente nacional da Juventude Socialista (JS) do PDT; Daniele de Oliveira Costa de Andrade, assistente social, moradora de Santa Cruz, na Zona Oeste.
A história de vida da deputada estadual é um incentivo, para as mulheres. Ela passou a infância e a juventude junto com seus dois irmãos no bairro da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde seus pais, portugueses se fixaram após virem de uma aldeia de Trás-dos-Montes.
Antes de entrar na Polícia Civil, aos 23 anos, tornou-se professora de ensino fundamental. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sua formação acadêmica inclui especialização em Direitos Humanos na Universidade Candido Mendes e no Curso Superior de Polícia ministrado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), tem pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá, como também em Administração Pública pela UERJ e pela Escola de Políticas Públicas e de Governo da UFRJ.
Em 1983, tornou-se escrivã na Polícia Civil, em um local onde não havia banheiro feminino, que acabou sendo conquistado após suas manifestações. Sete anos depois, ocupou o cargo de delegada, em que participou da criação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher.
Em 1993, se tornou a primeira mulher a chefiar o Departamento Geral de Polícia Especializada e em 2011 entrou para a história como a primeira mulher a assumir a Chefia da Polícia Civil.
Sua gestão ficou marcada pelo foco nas ações de prevenção aos crimes contra mulheres, a criação da Cidade da Polícia, as melhorias no atendimento nas delegacias e a ampliação no serviço de registro de ocorrência online.