Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Sarau Cênico Literário: Os Devaneios de Um Homem Louco

Sarau Cênico Literário Foto_ Divulgação

Por Alfredo Barreto Sampaio e Bernardo Marinho Sampaio

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2024, ocorreram as primeiras apresentações da montagem do Sarau Cênico literário¹ baseado no livro “Os Devaneios de um Homem Louco”, de Álvaro Roux Rosa, tendo sua Gestão Cultural realizada pelo Instituto Canoa. Realizadas na Casa da Leitura, em Laranjeiras, na CIA Contemporânea de Teatro (Botafogo) e em Belford Roxo, na ONG SIM! EU SOU DO MEIO, contaram com o precioso legado profissional de Vitor Kruter (filmagem e fotos) e Guilherme Bezerra (fotografia).

Dirigido e roteirizado por Delson Antunes e apresentado pela Cia. Janela Azul de teatro. A obra escrita original, publicada em 2022 por Bernardo Marinho Sampaio aos 19 anos, apresenta temas artisticamente interpretativos e variados que serviram de inspiração para derivados projetos relacionados com suas produções; com o Sarau sendo o primeiro deles a se concretizar de tal forma.

A produção cênica adapta parcialmente o livro de Bernardo, proporcionando uma apresentação de quase uma hora de duração. Nela, os contos do autor são narrados baseados no trabalho de Delson Antunes, o ‘Palavra como Ação’; são representados de uma maneira única pelos atores e atrizes responsáveis pelas encenações, mantendo o caráter de interpretação por parte da plateia (e leitores, quando se trata dos textos originais) durante a sessão teatral. As performances foram providenciadas por Aissa Zaar, Beatriz Parisi Pinheiro, João Lucas, Lelecca, Sacha Rodrigues, Thay Nascimento e Vivi Fonseca, com Direção Musical de Beatriz Parisi Pinheiro e Produção Executiva de Sacha Rodrigues.

Os eventos ocorreram para a promoção de experiências cênicas e artísticas para o público; incluindo estudantes e pessoas em situações sociais vulneráveis acolhidas pela ONG Sim Eu Sou do Meio, proporcionando cultura de uma ampla esfera em um país que possui baixa valorização pela arte (ao ter sua falta de sua acessibilidade e baixa propagação pelos meios de ensino nacionais), além de servir para inspirar jovens artistas pela criação ser originada de alguém semelhante.

Até o momento esta adaptação do livro foi respectivamente apresentada uma vez na Cia. de Teatro Contemporâneo em Botafogo, na Casa da Leitura em Laranjeiras e duas vezes na ONG Sim Eu Sou do Meio em Belford Roxo, nos últimos dias do mês de agosto deste ano. No total, a estimativa do número de pessoas que atenderam aos eventos é de mais de 140. Por mais que não existam confirmações oficiais da continuação do evento cênico, planos para que prossigam no futuro é uma possibilidade.

Como Produtor e Coordenador Geral deste Projeto, pela importância que demonstra em evidência direcionada à cultura e a arte, espero – e trabalharemos para isso – que tanto os artistas da Cia Janela Azul quanto os envolvidos com Os Devaneios de um Homem Louco se desenvolvam com o apoio externo necessário daqueles que forem cativados por suas causas.

¹: Uma apresentação cênica (relativa à performance teatral) baseada em produções literárias.

“Que sejam capazes de ver as cores do mundo, discípulos do Caos!” – Os Devaneios de um Homem Louco, Prefácio, Página 7.