Jornal DR1

Saúde Bucal: Como está o seu hálito? 

A halitose, ou mau hálito, é um mal que atinge mais de 30% da população mundial, segundo dados da Associação Internacional de Pesquisa dos Odores da Boca. 

Provavelmente todos nós já sofremos de mau hálito em algum momento de nossas vidas. Também conhecida como halitose, é uma condição desagradável e embaraçosa que geralmente é um sintoma de má higiene dental. Para a maioria de nós, o problema é resolvido prestando mais atenção à saúde bucal e fazendo mudanças simples no estilo de vida. Mas, em alguns casos, a halitose pode ser um indicativo de um distúrbio médico, de qualquer forma, as preocupações com o mau hálito nunca devem ser ignoradas.

Então, quais são as causas deste problema comum de higiene e como pode ser evitado? O mau hálito é causado principalmente por bactérias produtoras de enxofre que normalmente vivem na superfície da língua e na garganta. Deixar de escovar os dentes regularmente pode deixar partículas de comida na boca que podem quebrar e causar mau cheiro. Da mesma forma, deixar de usar fio dental pode promover o acúmulo de placa bacteriana, desencadeando problemas como inflamação e cárie, bem como halitose. Dentaduras que não são limpas corretamente podem acumular bactérias, fungos e restos de partículas de alimentos, o que, novamente, pode causar mau hálito. As bactérias causadoras de odor geralmente se acumulam na parte posterior da língua. Elas podem interagir com aminoácidos nos alimentos e produzir compostos de enxofre malcheirosos. Na grande maioria dos casos, o mau hálito começa na língua, já que entre as papilas há pequenos espaços onde se acumulam restos de alimentos e células que descamam do epitélio lingual, as bactérias liberam substâncias ricas em enxofre, que provocam a halitose, outros fatores incluem infecções respiratórias, refluxo gastresofágico, diabetes descontrolado, insuficiência renal e hepática e até mesmo estresse. 

Na maioria o mau hálito ocorre em função de restos de alimentos que se acumulam na cavidade oral, a melhor forma de prevenir é realizando a higienização bucal de forma adequada, com escovação e uso do fio dental após as refeições, ao menos três vezes ao dia. Manter uma dieta equilibrada também tem um papel importante na prevenção à halitose, evitando,  alimentos como chicletes e caramelos que ficam presos nos dentes e dificultam a higienização, comidas ultra processadas e com teor elevado de açúcar que agridem os dentes e fazem com que a pessoa tenha mais chances de desenvolver cáries e mau hálito, evite o cigarro,  é  um dos principais causadores do mau hálito,  o fumo provoca ressecamento da cavidade bucal, diminuindo o fluxo salivar e favorecendo o surgimento de bactérias que podem causar a halitose. Para quem sofre com o mau hálito deve procurar um dentista, para que a origem do problema seja analisada, manter visitas regulares ao dentista, é essencial para a prevenção, principalmente porque as limpezas profiláticas são muito valiosas.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24