Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Premiação do Concurso Cultural A história que não vivi 2ª edição

divulgação

Na última sexta-feira, 20 de setembro aconteceu na Fazenda Engenho Novo a premiação do Concurso Cultural A história que não vivi 2ª edição, apresentado pelo Movimento Ocupa Fazenda Engenho Novo e realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro por meio da Lei Paulo Gustavo Edital Arte- Educação/ Fazendo Arte RJ que dispõe sobre o apoio a propostas de arte -educacao no Estado do Rio de Janeiro.

O concurso cultural premiou com 15 tablets, 30 medalhas de honra e uma visita guiada pelas ruínas históricas da Fazenda, 23 alunos da Escola Estadual Coronel Serrado e 7 alunos da Escola Estadual Alecrim, ambas localizadas no bairro de Monjolos, escolas próximas à Fazenda.

O concurso consistiu na produção de redações que tiveram como enfoque a história dos escravizados e libertos da fazenda, local que recebeu significativo número de cativos no século XIX.
O evento de premiação contou com uma dramatização de época realizada por atores gonçalenses para contar a história de resistência da população negra local.
Alem disso, foram realizadas apresentações culturais da APAE São Gonçalo e do grupo de capoeira TEM MULHER NA RODA.
Os sitiantes do assentamento rural Fazenda Engenho Novo, que apoiam o Movimento Ocupa, proporcionaram aos visitantes o acesso a compra de produtos orgânicos produzidos na localidade.

O evento teve o apoio de organizações de sociedade civil como a Unegro RJ – União de Negros pela igualdade e do Comirsg – Conselho de defesa dos direitos do negro e promoção de igualdade racial e étnica de São Gonçalo

O Movimento Ocupa Fazenda Engenho Novo

O coletivo social, busca resgatar e evidenciar as histórias e memórias negras invisibilizadas na história do patrimônio cultural material e imaterial da Fazenda Engenho Novo. Desde 2018 atuam socialmente com a tríade Educação Patrimonial e culturas afro-diasporicas, grupos rurais minorizados e comunidades escolares.

Quer saber mais sobre essa iniciativa, acesse o site: www.ocupafazendaengenhonovo.org.in e Instagram @fazenda_engenhonovo.
O grupo atualiza constantemente suas ações nas duas redes.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 27 SET 24