Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Saúde Bucal: O que influencia na saúde bucal o tempo seco

Foto: Reprodução/Internet

Sintomas causados nessa época de quedas bruscas na umidade do ar podem acarretar em problemas sérios para boca e dentes. Cuidados são importantes para prevenção em todas as idades, mas principalmente para crianças.

Então, quando o tempo está muito seco, o ar que entra no corpo acaba ressecando todas as mucosas por onde passa – justamente para alcançar as condições adequadas. Ou seja, ele rouba a umidade do nariz, da boca, da garganta e até dos tecidos que revestem os brônquios no pulmão.

O tempo seco, somado ao frio, favorece o aumento de infecções virais e bacterianas. Muita gente, nessa época do ano, sofre com gripe e sinusite. Essas doenças entopem as vias respiratórias e a pessoa passa a respirar pela boca, prejudicando, assim, as gengivas. Respirar pela boca tem inúmeras consequências para a saúde bucal, sendo a mais imediata a gengivite.

Níveis tão baixos de umidade no ar podem desenvolver ou piorar quadros de doenças respiratórias e aumentam os riscos cardíacos. O risco é maior para pessoas idosas ou que já têm problemas no órgão e outras comorbidades, segundo o Ministério da Saúde. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Abaixo desses valores, o tempo seco provoca o ressecamento das vias aéreas, aumentando o risco de infecções respiratórias, como resfriado, gripe e pneumonia e irritações do trato respiratório com tosse, dor de garganta e até sangramento nasal. O muco que cobre o sistema respiratório e a boca ficam ressecados, diminuindo o mecanismo de defesa e deixando o corpo mais propenso a infecções e à invasão de bactérias e vírus. Os problemas causados pelo tempo seco refletem em consequências, até mesmo indiretamente, na saúde bucal das pessoas, pois com o nariz entupido a pessoa passa a respirar pela boca e essa respiração pela boca, além de deixar a mucosa labial mais seca e podendo causar ferimentos, também interfere no crescimento facial e no posicionamento inadequado dos dentes, principalmente em crianças por estarem em fase de crescimento. A respiração correta, pelo nariz e com os lábios fechados, é extremamente importante para o crescimento dos ossos da face de forma harmônica, no caso das crianças, e para o posicionamento dentário correto. Os cuidados devem ser redobrados nessa época. É importante beber muita água, fazer a lavagem do nariz com soro pelo menos três vezes ao dia, passar o fio dental e escovar os dentes após as refeições e depois de uso de medicamentos orais, principalmente se a pessoa estiver fazendo uso de xaropes, antibióticos e broncodilatadores.

O ressecamento, reflete em reações metabólicas mais lentas, prejudicando diretamente a saúde da bucal e a água tem a função de aumentar o nosso fluxo salivar e diminuir a quantidade de alimentos entre os dentes, reduzindo as chances de cáries, aftas e evitando o mau hálito, beber mais alguns copos de água durante o dia pode ajudar.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - 04 OUT 24