Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Zona Portuária do Rio sediou um dos maiores eventos globais de energia do Mundo a Rog-E

Foto: Divulgação

A conferência anteriormente conhecida como Rio Oil & Gas, está em sua nova edição com foco ampliado, abraçando temas que vão desde soluções de baixo carbono até a financiabilidade da transição energética. A ROG-e que foi dos dias 23 a 26, recebeu mais de 60 mil visitantes e consolidou o Rio de Janeiro como a Capital Global da Energia durante os dias de realização. Conectando o hoje com o amanhã.

O evento contou com mais de 500 palestrantes e mais de 550 empresas expositoras em oito Armazéns espalhados pela Zona Portuária do Rio de Janeiro. O evento foi uma excelente oportunidade para conexões, Network e muitos negócios.

É uma das grandes novidades do evento, foi o Robô Maximus que ficou mais conhecido como ROGCOP.

Supercomputador está chegando no Brasil

O maior computador da América Latina voltado para a ciência chega ao Brasil em novembro.

Inspirado no famoso inventor e aviador brasileiro, o Supercomputador Santos Dumont é novamente o maior computador da América Latina dedicado à pesquisa científica. Pesando 34 toneladas, a atualização gigantesca de US$ 19,000,000.00 será fabricada na França e importada para o Brasil, os responsáveis por essa logística colossal fazem parte da empresa B&A Logística do Rio de Janeiro que participou do ROG-e.

O Supercomputador Santos Dumont (SDumont) vem contribuindo para avanços significativos em várias áreas, incluindo saúde, energia, clima, entre outras.

Operando fisicamente no LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica em Petrópolis,  Região Serrana do Rio de Janeiro. O projeto foi baseado na arquitetura bullsequana xh3000 da eviden e financiado inicialmente pela Petrobrás.

O SDumont tem sido uma força motriz por trás de avanços significativos na pesquisa científica do país, alguns projetos estudam energia renovável, desenvolvimento de fármacos para HIV, auxiliou em estudos para o tratamento da Covid-19 e atua na análise genômica de câncer e mapeamento de genomas.

Até dezembro de 2023, o SDumont já havia sido utilizado em 430 projetos de pesquisa, resultando em 1.044 artigos científicos, 43 livros ou capítulos de livros, 398 dissertações de mestrado ou teses de doutorado e 11 patentes.

Desempenhando um papel vital em pesquisas de ponta e simulações complexas

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 27 SET 24