Nossa Senhora Aparecida é uma das invocações de Maria, mãe de Jesus e é a padroeira do Brasil.
Nesse ano se comemora 120 anos da coroação da imagem e proclamação de Nossa Senhora como Padroeira do Brasil.A devoção pela santa se iniciou em 1717, quando uma imagem foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Três pescadores, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, foram convocados pela Câmara Municipal de Guaratinguetá, com o intuito de pescar peixes para um jantar que ia ser oferecido ao Conde de Assumar – Dom Pedro de Almeida e Portugal, governador da província de São Paulo e Minas Gerais, que passaria no local, a caminho da Vila Rica, hoje Ouro Preto (MG).
Depois de muitas tentativas sem nada pescar, já sem esperança e com medo do que poderia acontecer, lançaram as redes outra vez e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes novamente e acharam a cabeça. Com um certo espanto e envolvidos com uma surpresa muito grande, lançaram as redes novamente e apanharam uma grande quantidade de peixes.
O desespero que antes tomava conta dos pescadores se transformou numa alegria muito grande. Esse fato viria a ser considerado o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida, já que devido à ‘pesca milagrosa’, os pescadores não receberiam castigo, pois o jantar estava garantido.
A imagem encontrada permaneceu na casa de Filipe Pedroso e, em pouco tempo, a notícia da pesca milagrosa se espalhou na vizinhança, tornando a casa do pescador local de encontro para rezar o terço. A imagem foi batizada como Nossa Senhora Aparecida, porque apareceu nas águas.
Em 1748, o padre Francisco da Silveira, estava em missa realizada onde hoje é o município de Aparecida, quando escreveu uma crônica onde menciona a imagem de Nossa Senhora como “famosa por muitos milagres realizados”. Na mesma crônica descreve que os peregrinos se locomoviam grandes distâncias para agradecer as graças alcançada.
Em 1955 iniciou-se a construção da Basílica Nova.[16] O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173 m de comprimento por 168 m de largura; as naves com 40 m e a cúpula com 70 m de altura.
Em 4 de julho de 1980, o Papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, reverenciando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus.
O Dia das Crianças “no Brasil foi estabelecida em 1924, por meio de um decreto do governo de Artur Bernardes. Essa data, no entanto, só se popularizou graças a uma campanha publicitária realizada por duas empresas na década de 1950.
Já o dia das crianças é celebrado em 12 de outubro no Brasil, uma data de homenagem às crianças. Fora do Brasil, o Dia das Crianças é celebrado em diferentes momentos. A data também simboliza a necessidade e importância dos cuidados que toda criança em nossa sociedade merece.
O dia das crianças tem vários objetivos Dia das Crianças tem vários objetivos, incluindo priorizar os direitos e a qualidade de vida das crianças para o seu pleno desenvolvimento, homenagear as crianças e celebrar a infância, ressaltar a importância de cuidar das crianças, tanto por parte das famílias como do Estado, lembrar que as crianças têm direito a educação, amor, diversão e outros direitos, debater a importância de preservar os direitos das crianças, propondo leis e projetos que os defendam, conscientizar a população sobre os direitos das crianças e as ações legais que podem ser tomadas para defendê-las e, sobretudo, fazê-las felizes vivendo em plenitude a infância todos os dias.