Jornal DR1

Saúde Bucal: Como a saúde bucal e as doenças cardíacas estão relacionadas

É comum escutar que a saúde bucal é importante para a saúde do corpo geral. Mas há indícios de dois aspectos específicos entre saúde bucal e doença cardíaca, em estudos recentes apresenta que se você dispõe de doença periodontal em estágio moderado, você corre mais riscos do que alguém que tem a gengiva saudável. Isso porque a falta de cuidados com a boca implica em uma maior vulnerabilidade do organismo a outras doenças.  Além dos problemas locais como cáries, formação de placas e inflamações, a má higiene também pode ser um agravante para os indivíduos que apresentam algum tipo de cardiopatia. Portanto, uma rotina de cuidados inadequados com a saúde bucal pode comprometer a qualidade de vida e a saúde do coração.

Por que esses dois fatores estão relacionados? Pela proliferação de bactérias e outros germes, a começar pela boca para outras partes do corpo através da corrente sanguínea. Quando essas bactérias chegam ao coração elas fixam a qualquer local lesionado e causam inflamação, e com isso pode se transformar em doença como a endocardite; uma infecção do revestimento interno do coração. Podendo levar a outros tipos de doenças, como os cardiovasculares, como a aterosclerose, que são as artérias entupidas e o AVC que é o Acidente Vascular Cerebral, e que tem correlação com as inflamações provocadas por bactérias bucais, de acordo com o American Heart Association, associação cardíaca dos Estados Unidos.

Os pacientes com doenças crônicas como gengivite ou doença periodontal avançada têm maior risco de desenvolver doença cardíaca provocada pela saúde bucal deficiente, especialmente se ela não for diagnosticada e não for tratada. As bactérias correlacionadas com a periodontite estão na boca e podem entrar na corrente sanguínea onde se fixam aos vasos sanguíneos e aumentam o risco de doença cardiovascular. Mesmo que você não tenha inflamação perceptível na gengiva, a higiene bucal inadequada e a placa acumulada podem resultar em doença periodontal. A bactéria também pode migrar para a corrente sanguínea aumentando o nível de proteína C reativa, que é sinalizadora de inflamação dos vasos sanguíneos. Isto pode aumentar o risco de doença cardíaca e AVC. Então fique atento se a sua gengiva está vermelha, inchadas ou doloridas ao toque, sangra quando você come, escova ou usa o fio dental, gengiva parecer estar se afastando dos dentes, mau hálito frequentemente ou notar um gosto ruim na boca, dente mole ou se você notar que ele está se afastando dos outros dentes, procure logo a orientação de um dentista.

E para prevenção, faça diariamente, uma boa higiene bucal e exames regulares, é a melhor meio de prevenção para não ter o surgimento da doença periodontal. Ao ter uma postura proativa em relação a sua saúde bucal, você pode se proteger da doença cardíaca relacionada à saúde bucal e manter seu sorriso saudável, limpo e bonito por toda a sua vida.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24