Bairro fica no topo de uma colina e possui a última linha antiga de bondes ainda ativa no Rio de Janeiro
Quem assistiu ao filme “Rio” conheceu sob a ótica das Araras e de outras aves todo o charme e beleza do bairro de Santa Teresa, que fica no topo de uma colina, com uma atmosfera encantadora e semelhante a uma vila. Ruas íngremes e sinuosas são ladeadas de mansões antigas e elegantes, muitas com hoteis, bares e restaurantes, muitos com vista para a baía de Guanabara. Bairro boêmio e conhecido pelas construções históricas do século XIX, além de elegantes casarões construídos até os anos 1940, seu principal diferencial é que foi o único da cidade que manteve o bonde como meio de transporte até os dias de hoje.
Esse é um dos locais do Rio que não é tão divulgado, mas é considerado um dos bairros mais charmosos da Cidade Maravilhosa.
Apesar de ser um bairro residencial há algumas opções de passeios e locais interessantes para se conhecer. Vamos listar alguns imperdíveis.
BONDINHO SANTA TERESA
No fim do século XIX, precisamente em 1896, os Arcos da Lapa se conectaram ao sistema público de bondinhos, tornando-se o principal meio de transporte entre o Centro da cidade e o bairro de Santa Teresa. De tão famoso, o Bonde de Santa Teresa é considerado agora uma atração turística. O bondinho amarelo é uma das rotas utilizadas no transporte de turistas e dos próprios cariocas. Essa é a última linha antiga de bondes ainda ativa no Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 8h às 17h; sábados, das 10h às 17h; domingos e feriados das 11h às 16h30.
O custo do passeio de bonde é de R$20,00 pago na ida, com volta inclusa. Os bondes tem saídas com intervalos de 30 minutos.
Moradores cadastrados, estudantes da rede pública uniformizados e com vale estudante, pessoas acima de 60 anos portando CPF e portadores de vale social não pagam o embarque.
PARQUE NACIONAL DA TIJUCA E CORCOVADO
O bairro tem acesso para o Parque Nacional da Tijuca e o Corcovado, vale a pena conhecer esses pontos também, com toda certeza.
PARQUE DAS RUÍNAS
Uma das atrações turísticas do bairro é o museu conhecido como Parque das Ruínas, que foi a residência da cantora Laurinda dos Santos Lobo e lá aconteciam muitas festas e eventos com artistas famosos da sociedade carioca como Tarsila do Amaral, no século XIX, que recebeu até presidentes.
Em 1993 o espaço foi tombado e nos dias atuais é um espaço cultural que preserva sua estrutura em ruínas e tijolos aparentes, e de lá se tem uma vista incrível e privilegiada 360° da Baía de Guanabara e do centro da cidade e uma dica: as fotos de lá ficam incríveis.
O local sempre oferece uma programação gratuita com exposições e teatro, apresentações de música e muitas outras atrações.
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Horário de funcionamento: de terça à domingo, das 8h às 18h
Valores: Entrada franca
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU
Depois do Parque das Ruínas você pode visitar o Museu da Chácara do Céu, eles estão bem próximos. O museu funciona em um lindo casarão, com uma arquitetura bem singular e neste museu tem a coleção particular do empresário que residiu no espaço, o local oferece também uma vista panorâmica da Baía de Guanabara. O espaço possui três pavimentos e obras de diversos períodos e origens.
No museu as exposições são de longa duração, apesar de que algumas outras são temporárias. O espaço dedica um andar à arte europeia e à arte oriental. O acervo do museu conta com exposições de artistas brasileiros como Di Cavalcanti e Portinari; artistas europeus como Matisse e Modigliani e Miró e exposição de obras de viajantes conhecida como Brasiliana com mapas antigos e ilustrações de artistas como Jean-Baptiste Debret, Chamberlain e Rugendas;
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93 – Santa Teresa
Horário de funcionamento: de quarta à segunda, das 12h às 17h.
Valores: O ingresso custa R$ 6,00 e tem meia-entrada.
Dica: entrada gratuita nas quartas-feiras.
LARGO DOS GUIMARÃES
Eu já mencionei que Santa Teresa tem muitas ruas e ladeiras, certo? Se depois de tanto caminhar, subir e descer bateu a fome nossa sugestão é seguir para o Largo do Guimarães, caminhando até lá você pode apreciar os movimentos artísticos que sempre acontecem e talvez até encontrar um artista produzindo ali mesmo na rua, aproveite para conhecer os ateliês;
POINT GASTRONÔMICO
O Largo do Guimarães é um point gastronômico então todos por ali conhecem a região, caso você se perca no caminho, lá é repleto de bares e restaurantes, um centro de boêmia no bairro, um legal muito bacana para passar um fim de tarde e desfrutar os ares de Santa Teresa. O bairro também possui boas opções de hospedagem para os que desejam desfrutar o ambiente tranquilo de Santa Teresa, com om muitas pousadas e hoteis.