Jornal DR1

Ânimo dos empresários com vendas do final do ano cresce

animo dos empresários (1)

Índice da FecomercioSP cresce pelo terceiro mês consecutivo, apontando aumento da confiança do Comércio

Outubro marca o terceiro mês seguido de alta do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), que atingiu 110,5 pontos [gráfico 1]. A pesquisa produzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que avalia a confiança do varejista paulistano, indica, neste momento, uma retomada tímida do otimismo, com o ICEC subindo 1,2% em relação a setembro. O Índice de Expansão do Comércio (IEC), por sua vez, cresceu 3,2%, na mesma base de comparação, alcançando 113,5 pontos.

Segundo avaliação da Entidade, o aumento da confiança está atrelado ao desempenho positivo das vendas nos últimos meses — reflexo do mercado de trabalho aquecido e das melhores condições de renda —, e à sazonalidade positiva de fim de ano, melhor período para o setor.  

O índice que avalia a perspectiva dos empresários do setor quanto a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas registrou a terceira alta consecutiva e o maior nível de confiança desde dezembro de 2022, atingindo 113,5 pontos em outubro, altas de 3,2%, em relação a setembro, e 4,8%, acima do patamar registrado no mesmo mês do ano passado.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla a percepção do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que, por sua vez, pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, contudo sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana. O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas. Apesar de esta pesquisa também se referir ao município de São Paulo, sua base amostral abarca a região metropolitana.

Confira também

Nosso canal