Jornal DR1

Uber oferece viagens gratuitas para locais que celebram a cultura negra no Rio de Janeiro

download-_22_

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Uber oferecerá viagens gratuitas para locais que celebram a cultura e a história negras, como exposições, festivais, museus e restaurantes, das cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Recife. A curadoria dos espaços foi feita pela Diáspora Black, uma startup de turismo que busca promover o conhecimento de lugares, pessoas, histórias e patrimônios da população negra.
 

Para Antonio Pita, co-fundador da Diaspora.Black, “a campanha fomenta o reconhecimento de espaços e empreendimentos negros voltados para valorizar nossa existência, cultura e coletividade”. Pita afirma que “além da visibilidade, a ação ativa o consumo nesses espaços em diferentes regiões das cidades. Temos orgulho de assinar a curadoria pelo terceiro ano, recomendando espaços e atividades que admiramos e nos inspiram porque são referências de aquilombamento e construção de novos futuros para a comunidade negra”.

A ação conta com a participação de Ana Paula Xongani, apresentadora e empresária de Moda e Comunicação; Bielle, especialista em beleza, lifestyle e humor; Tia Má, jornalista e atriz; além de Lais Francine, Joyci, Kelly Araújo, Ruana e o perfil Recife para Dois.

Para ter acesso à promoção, o usuário deve inserir o código no app antes de solicitar a viagem. A promoção será válida para viagens realizadas no período de 14 a 24 de Novembro de 2024 para um dos locais indicados pela empresa com valor máximo de R$ 20 por viagem. Confira a lista completa de locais elegíveis de acordo com cada cidade:
 

Onde ir para celebrar no Rio de Janeiro com o código CulturaNegraRIO24

  • Yayá Comidaria Pop Brasileira
  • Casa Savana
  • Casa Omolokun
  • Pagode da Tia Gessy

Campanha Educativa – Durante o mês de novembro, a empresa também está promovendo conteúdo educativo antirracista dentro do app. O objetivo é reforçar o Guia da Comunidade Uber e comportamentos que não são tolerados na plataforma.

Em 2021, a Uber trabalhou em parceria com advogadas e participantes da organização de FEMde para revisar o processo de atendimento a denúncias de racismo e LGBTQIA+fobia da plataforma no Brasil. O objetivo é ter uma clara identificação dos casos e um melhor acolhimento do relato da vítima. O mesmo processo já havia sido feito em 2019 com foco em denúncias de assédio ou violência contra a mulher.

Em 2022, a empresa expandiu o canal de suporte psicológico voltado para usuárias(os) e motoristas parceiras(os) em colaboração com o MeToo. Além de seguir acolhendo sobreviventes de violência sexual, o plantão passa a atender também vítimas de condutas discriminatórias baseadas em raça, identidade de gênero, orientação sexual, expressão de gênero, intolerância religiosa, capacitismo, entre outras.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded