Jornal DR1

Black lives: Dorival Caymmi

Foto: Divulgação

 

Dorival Caymmi, nascido em 1914,em Salvador, no estado da Bahia,  foi um cantor e compositor brasileiro. Suas letras e melodias retratam o mar, os pescadores, o dia a dia do povo, a graça das mulheres e a divindade dos orixás, constituindo um canto de profundo amor à Bahia. Entre suas canções de sucesso estão “Samba da Minha Terra”, “Marina”, “Samba da Bahia”, “O Dengo Que a Nega Tem” e “Saudade de Itapoã”.

Era filho do funcionário público, Durval Henrique Caymmi, descendente de italianos, e de Aurelina Soares Caymmi, descendente de portugueses e africanos. Seu pai tocava piano, violão e bandolim. Desde menino, Dorival cantava no coro da igreja.

Com curso de inglês, datilografia e escrituração mercantil, mas interrompeu  os estudos no primeiro ano ginasial. Foi trabalhar como auxiliar de escritório e depois na revisão do jornal O Imparcial. Chegou a realizar um concurso para escrivão da Coletoria, sendo aprovado em 2 lugar, porém, não foi chamado para ocupar o cargo.

Aprendeu a tocar violão sozinho, desenvolvendo um estilo pessoal, compôs sua primeira canção, a toada – “No Sertão” (1930). Mais tarde, venceu um concurso de músicas carnavalescas com “A Bahia Também dá”. 

Veio para o Rio de Janeiro em 1938 em busca de oportunidades, tinha facilidade para o desenho e com a experiência no jornal esperava encontrar trabalho na imprensa. Seu parente José Pitanga o apresentou ao desenhista Edgar de Almeida, da revista O Cruzeiro, e Caymmi conseguiu uma oportunidade de emprego, se apresentou na Rádio Nacional cantando “Noite de Temporal”, acompanhado do toque do berimbau. Em seguida, foi apresentado ao diretor da Rádio Tupi que o contratou. No dia 24 de junho de 1938, Caymmi estreou cantando o samba “O Que é Que a Baiana Tem?’. 

Suas músicas de sucesso foram; O Que é Que a Baiana Tem? (1939), O Mar (1940) , Samba da Minha Terra (1940), Marina (1947) e Maracangalha  (1956).

Dentro do auditório da Rádio Nacional para assistir um programa de calouros quando o compositor conheceu, Stella Maris,  vencedora da prova. No dia 30 de abril de 1940, Caymmi completou 26 anos e casou-se com a mineira Stella Maris. O casal teve três filhos, que também seguiram a carreira musical: o cantor, compositor Danilo Caymmi, o violonista e compositor Dori Caymmi e a cantora Nana Caymmi.

Por problemas cardíacos, Dorival Caymmi passou a se apresentar esporadicamente em shows ao lado dos filhos Dori, Nana e Danilo. Com 60 anos de carreira, Dorival Caymmi gravou cerca de 20 discos, mas teve um grande número de versões de suas músicas feitas por outros intérpretes. Sua obra, considerada pequena, é composta de um grande número de obras-primas. Dorival Caymmi faleceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto de 2008.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded