Jornal DR1

Saúde Bucal: Piercing na boca é perigoso?

Depende, como é uma região que pode acumular muitas bactérias, há riscos de infecção, alergias e rejeição, assim como outros procedimentos que envolvem cortes, mas, com os cuidados certos, é possível ter a perfuração sem maiores complicações. Mas fique atento porque há algumas perfurações na boca que não são indicadas.

Tem alguns furos na língua, que é popular, mas está sendo cada vez mais contraindicado pelos profissionais, como o piercing no smile, que pode danificar os dentes e a gengiva; piercing na mucosa jugal que é a famosa bochecha, podendo ocorrer hemorragia e levar a pessoa a óbito; no freio lingual, que fica embaixo da língua, pode ocorrer rupturas e é muito propenso a inflamações. Pois local da perfuração influencia no tempo de cicatrização, cada parte do corpo tem sua individualidade, o exemplo é que um piercing no canto da boca de argola pode se reagir de maneira diferente de um piercing labret no meio do lábio. Os piercing na boca têm propriedades diferentes e você precisa entender isso para cuidar melhor da perfuração, o profissional deve acompanhar o procedimento e orientando no passo a passo da cicatrização.

Com isso a técnica do profissional faz toda a diferença para você não sentir dor na perfuração, tem procedimentos que visam pelo conforto, sempre tem que ter em mente que é um furo no seu corpo, que pode levar ao desconforto, pressão e dor na hora de perfurar, mas tem pessoas que nem sentem quando o furo ocorre. Vem a pergunta, quais são os principais cuidados com piercing na boca? È importante ter vários cuidados para evitar inflamações e outras complicações, sempre com cuidado e atenção por ser uma região com muita manifestação de fontes que contaminam a perfuração.

Então fique atento se os materiais para a colocação do piercing na boca, estão esterilizados, que devem ser abertos na sua frente e descartados logo após a perfuração e escolha o piercing hipoalergênicas, pois os mais recomendados são os piercing de titânio e aço cirúrgico, que são os mais seguros. Fique atento de como proceder para a limpeza do piercing, isso influencia na cicatrização. O ato primordial é manter uma boa higienização da boca, incluindo dentes, gengiva e língua, com isso você vai inibir a proliferação de bactérias e outros microrganismos que podem contaminar o piercing e não se esqueça de higienizar o piercing três vezes ao dia, evitando o acúmulo de alimentos e outros resíduos. Segundo o especialista, você deve evitar mexer no piercing depois que coloca o piercing, se ficar mexendo, pode prejudicar a cicatrização, ocasionando machucados e inflamações no local, então respeite o processo de cicatrização, pois cada pessoa é diferente, então não existe uma regra para o tempo de cicatrização, mas preste atenção em uma média de tempo para cicatrização de perfurações na boca, procure sempre a orientação do especialista.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24