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70% dos brasileiros priorizam o self-checkout para finalizar as compras e agilizar a experiência do cliente

De acordo com a pesquisa ‘Self-Checkout System Market Report’, elaborada pela Global Market Insight, o segmento de self-checkout, também conhecido como autoatendimento, deve expandir 11% ao ano até 2027, quando alcançará o valor de US$ 6,5 bilhões. No Brasil, o sistema já está entre as predileções do consumidor de modo que, conforme a Apas – Associação Paulista de Supermercados, sete a cada 10 brasileiros optam por finalizar as compras por meio do autoatendimento.

Para Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinhastartup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, o sucesso do autoatendimento deve-se ao fato de o mesmo proporcionar praticidade e celeridade na jornada de compra. “Um dos principais atrativos dele é a conveniência e a agilidade. Ao contrário dos estabelecimentos tradicionais, onde enfrenta-se corredores lotados e filas nos caixas, as lojas automatizadas proporcionam uma experiência ágil, na qual os consumidores podem escanear seus produtos e pagar de forma rápida, eliminando a espera e otimizando o tempo”, comenta Mauri.

Segundo o Anuário do Gestor: CX Trends 2024, elaborado pela Octadesk em parceria com a  OpinionBox, 34% dos consumidores afirmam que a rapidez e a facilidade são os fatores que os levam a adquirir um produto. Conforme Mauri, a automação desempenha um papel fundamental nesse sentido. ”A experiência do cliente é um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio e recursos como self-checkout e sistemas de pagamento integrados, tornam a jornada mais eficiente e personalizada. Vale ressaltar que um cliente satisfeito é mais propenso a usá-lo novamente, o que tende a gerar aumento nas vendas e a fidelização do cliente”, explica o executivo.

Para além da praticidade e celeridade na jornada de compra dos consumidores, Mauri destaca que os sistemas de autoatendimento também proporcionam benefícios para os varejistas, uma vez que com o uso da tecnologia, é possível eliminar os custos com funcionários, minimizar falhas no processo de registro no caixa e reduzir perdas causadas por fraudes ou erros no troco. “O self-checkout dispensa um intermediário no caixa, pois realiza os pagamentos de forma exata, tornando as transações mais ágeis e assertivas, de modo que aumenta a eficiência nas operações”, afirma Mauri.

Recentemente, a Minha Quitandinha lançou para o mercado o QPay, um software feito sob medida para o setor de lojas autônomas que tem como objetivo melhorar a jornada de compra e venda tanto para o shopper quanto para o varejista. Operando em cerca de 300 lojas, o sistema, que já registrou mais de 1,6 milhão de compras e transacionou mais de R$ 30 milhões, possibilita, por meio de uma jornada fluida e um aplicativo intuitivo, que os consumidores efetuem compras em menos de 19 segundos. “Nós acreditamos que a tecnologia pode e deve ser empregada para assegurar facilidade e uma experiência ágil durante a jornada de compra. Com ela, cada vez mais, o setor de autoatendimento será simplificado e terá sua expansão impulsionada no Brasil”, finaliza Mauri.

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