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6 em cada 10 brasileiros acreditam em fraude durante a Black Friday

Apesar da desconfiança, a maior parte dos consumidores pretendem pesquisar produtos. Eletrônicos são os mais cobiçados.

Ipsos, empresa especialista em pesquisa de mercado e opinião pública, revelou dados sobre as expectativas e receios dos consumidores na hora da compra no período da Black Friday 2024. Aproximadamente 98% dos entrevistados na comunidade on-line da Ipsos alegam que possuem interesse em, pelo menos, espiar os preços, enquanto apenas 2% não tem interesse nas promoções da tradicional data.

Segundo a pesquisa, as categorias mais procuradas na Black Friday são os eletrônicos, com 70% das menções de preferências, seguidos por produtos de beleza e cuidados pessoais (64%), eletrodomésticos (62%) e moda e acessórios (60%) – cada entrevistado podia listar mais de uma opção.

Dentro dessas categorias, os itens que os brasileiros mais querem ver em promoção são celulares (56%), TVs (42%), maquiagem (38%), além de airfryers e computadores, ambos com 36%. Viagens entram logo na sequência, com 31% das menções.

A pesquisa mostra que por buscarem comprar na Black Friday estes produtos que são geralmente mais caros, para aproveitar um desconto maior, o ticket médio de gastos dos entrevistados também é alto. 90% das pessoas que dizem que vão comprar produtos na data pretendem gastar mais de R$ 500,00.

Já de olho no Natal, 76% dos entrevistados também dizem que aproveitam as promoções da Black Friday para já adiantar a compra dos presentes de fim de ano.

Ofertas e desconfiança: a percepção dos consumidores

Apesar do crescente interesse pela Black Friday, muitos interessados ainda mantêm um certo ceticismo em relação a algumas ofertas disponíveis na data.

Aproximadamente 64% acreditam na chamada “Black Fraude”, em que algumas lojas aumentam os preços antes do evento para, em seguida, “reduzi-los” ao valor original, criando uma falsa sensação de desconto. Esse comportamento levanta dúvidas sobre a transparência das promoções, contribuindo para a desconfiança em relação às ofertas.

Os dados também mostram que a maioria dos consumidores (56%) afirmam que sempre aproveitam as ofertas, considerando os preços ótimos. Por outro lado, 36% revelam comprar ocasionalmente, mas mantêm certo ceticismo com relação aos preços muito baixos. Uma parcela menor, 7%, já comprou durante o evento, mas por razões que não envolvem necessariamente os descontos, enquanto apenas 1% diz nunca realizar compras nesse período.

Os dados da pesquisa foram coletados na plataforma de comunidades on-line Ipsos Conectad@s, com 402 entrevistados de todas as regiões do país, entre os dias 5 e 20 de novembro.

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