No dia 3 de dezembro, primeira terça-feira do mês, diversos monumentos brasileiros, incluindo o Cristo Redentor e o Maracanã, no Rio de Janeiro, a Estátua do Grande Buda de Ibiraçu, no Espírito Santo, e por meio da ACAM Portinari, a Casa de Portinari, em Brodowski (SP), Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, Museu H. P. Índia Vanuíre, em Tupã, e Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo, a partir das 19h, serão iluminados em laranja em homenagem ao Dia de Doar, um movimento global que busca estimular doações e dar visibilidade a projetos que transformam vidas. A iniciativa, promovida pelo Instituto Phi, em uma parceria com o Instituto Mol, destaca a solidariedade e inspira o engajamento em causas sociais por meio da filantropia.
Durante todo o Dia de Doar, empresas, governos e organizações do terceiro setor se mobilizarão em campanhas para engajar o público em atos de generosidade. A iluminação em laranja reflete positividade, empatia e o poder da generosidade.
Luiza Serpa, diretora do Instituto Phi, destaca que, ao doar para projetos sociais, não estamos apenas ajudando a resolver problemas imediatos, mas também estamos construindo um futuro mais justo e igualitário. “A doação é um gesto que conecta pessoas e potencializa o desenvolvimento coletivo, trazendo esperança e dignidade para aqueles que precisam. Esperamos que, ao verem esses monumentos iluminados, os brasileiros sintam-se inspirados a participar. A iluminação desses monumentos significativos para a cultura brasileira é um convite para todo o país se unir e fazer a diferença”, complementa.
“O Instituto MOL é parceiro do Dia de Doar desde 2021, quando reformulou a campanha de comunicação. É também participante, junto com o Grupo MOL, na criação de práticas que estimulem a doação corporativa, conectando empresas e organizações da sociedade civil para engajarem na prática da doação. A ação de iluminar pontos turísticos é uma forma de gerar conversas, bem como celebrar a importância da doação”, explica Mariana Campanatti, diretora executiva do Instituto MOL.