Cristo Redentor e Maracanã, no Rio de Janeiro, Arena POA, do Grêmio, Buda Gigante, em Ibiraçu, Cristo Redentor de Poços de Caldas e alguns museus de São Paulo foram iluminados em uma iniciativa do Instituto Phi para celebrar o poder da doação
Na noite da última terça-feira (03/12), os brasileiros puderam ver alguns dos seus importantes monumentos iluminados em laranja. Foi uma homenagem ao Dia de Doar, movimento global que busca estimular doações e dar visibilidade a projetos que transformam vidas. Dentre eles, no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor e o Maracanã – o último em uma parceria com o Instituto MOL –, a Estátua do Grande Buda, Ibiraçu (ES), Arena POA, do Grêmio, em Porto Alegre, o Museu da Energia de São Paulo, instituição gerida pela Fundação Energia e Saneamento, e, por meio da ACAM Portinari, a Casa de Portinari, em Brodowski (SP), o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), e o Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo. A iniciativa, promovida pelo Instituto Phi, destaca a solidariedade e inspira o engajamento em causas sociais por meio da filantropia.
Durante todo o dia, empresas, governos e organizações do terceiro setor se mobilizaram em campanhas para engajar o público em atos de generosidade. A iluminação em laranja reflete positividade, empatia e o poder da generosidade.
Para Luiza Serpa, diretora do Instituto Phi, a iluminação de vários monumentos pelo Brasil tem como objetivo chamar a atenção para a doação e construir um mundo melhor para todos. “Ficamos muito felizes com a participação desses monumentos. A doação transforma, ela traz esperança e dignidade para aqueles que precisam. Agradecemos a todos que puderam doar e, quem não conseguiu na terça, pode escolher uma causa ou organização e fazer a sua parte hoje, amanhã e todos os dias. É hora de o Brasil se unir cada vez mais”, complementa.
“O Instituto MOL é parceiro do Dia de Doar desde 2021, quando reformulou a campanha de comunicação. É também participante, junto com o Grupo MOL, na criação de práticas que estimulem a doação corporativa, conectando empresas e organizações da sociedade civil para engajarem na prática da doação. A ação de iluminar pontos turísticos é uma forma de gerar conversas, bem como celebrar a importância da doação”, explica Mariana Campanatti, diretora executiva do Instituto MOL.
Para conhecer mais o Instituto Phi e saber como fazer doações: https://institutophi.org.br/.
Sobre o Dia de Doar
O Dia de Doar, que celebra 11 anos no Brasil, integra o movimento global #GivingTuesday, promovido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) em parceria com o Instituto Mol. Presente em mais de 85 países, a data ocorre na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), sucedendo datas comerciais como a Black Friday. A iniciativa reúne organizações e indivíduos em prol de uma cultura de doação e generosidade.
Sobre o Instituto Phi
O Instituto Phi é uma organização não governamental que atua assessorando indivíduos e empresas a fazerem de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e culturais, criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor. Em 10 anos, o Phi já apoiou mais de 2.000 projetos sociais em todo o país, movimentou cerca de R$ 223 milhões para o setor e impactou a vida de mais de 3 milhões de pessoas.
Sobre o Instituto MOL
O Instituto MOL é uma organização da sociedade civil fundada em 2020 para inspirar, conscientizar e mobilizar uma sociedade mais doadora. Produzem conteúdo em múltiplas plataformas, conectando cidadãos, organizações sociais e marcas em eventos, campanhas e projetos que incentivam a doação.