Jornal DR1

A Bíblia como ela é: A felicidade de termos O Senhor como nosso pastor

Muitos dizem, “O Senhor é meu Pastor…”(Sl 23,1a). Agora eu pergunto, será? 

Há quem diga, que no original quer dizer “O SENHOR é o meu dono.”(Sl 23,1a). E se ele é o dono, tem que ser como Ele quer e não como nós queremos.

Vamos analisar o Salmo 23 e comentarmos.

“O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”(Sl 23).

Existem pessoas que não saem de casa sem ler esse Salmo. O Salmo que mostra o cuidado do Pai para conosco, assim como o pastor para com as suas ovelhas.

Deus é comparado aqui a um pastor, ilustrando isso o seu grande amor por seu povo. O próprio Senhor Jesus empregou a mesma metáfora para expressar seu relacionamento com os seus.

“Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante Ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja a glória para todo o sempre. Amém!” (Hb 13,20-21).

Duas verdades destacam-se aqui: 

– Deus, através de Cristo e do Espírito Santo, está tão afeiçoado a cada um de seus filhos, que Ele deseja amar, cuidar, proteger, guiar estar perto desses filhos, como um bom pastor cuida das suas ovelhas.

“Eu sou o bom Pastor! o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”(Jo 10,11).

– os cristãos são as ovelhas do SENHOR. Pertencemos a Ele e somos algo especial do Seu amor e atenção. Embora “todos nós andemos desgarrados como ovelhas”(Is 53,6). O Senhor nos redimiu com seu sangue derramado (1Pe 1.28,19), e agora somos d’Ele. Como suas ovelhas, podendo lançar mão das promessas desse Salmo quando atendemos a sua voz e o seguimos.(Jo 10,3-5).

Quando temos o Senhor como o nosso Pastor, nada nos faltará, Ele nos guia por águas tranquilas e refrigera nossa alma. E ainda que andássemos pelo vale da sombra da morte. Ele sempre vai estar conosco, mesmo que passemos pelo vale da sombra da morte, não temeremos mal algum. Mas para termos sucesso,   bondade e a misericórdia do Senhor, temos que segui-Lo todos os dias de nossa vida.

E você vai ver o que vai acontecer em sua vida.

Jesus Cristo é a nossa força!

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24