Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

A Bíblia como ela é: A vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens

Foto: Reprodução

Querido leitor!

O livro de Eclesiastes nos alerta sobre isso. “O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.”(5.10).

Infelizmente é assim que muitos pensam, que suas vidas consistem nos bens que possuem.

Jesus nos contou uma parábola de um homem rico que pensava assim. E que se gabava dizendo que não tinha lugar para guardar o seu patrimônio e queria derrubar os seus depósitos e construir outros maiores ainda para guardar os seus bens e depois disse: “a minha alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.”(Lc 12.13-21).

E aí vem aquela célebre pergunta que Deus faz ao homem: “…Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?”(Lc 12.20).

E o Senhor Jesus Cristo também nos alertou.

“Então lhes disse: ‘Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens'”.(Lc 12.15).

O que é uma pessoa com ganância?

“Trata-se da vontade exagerada de possuir qualquer coisa. A busca de bens e poder, às vezes, obscurece a mente, transformando nossos sentimentos, emoções e comportamentos. Estamos falando do sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir tudo que se admira e para si próprio: a ganância.”(Fonte: Google).

E no livro de Apocalipse temos um recado para aqueles que acham que são alguma coisa.

“Como dizes: Rico sou, estou enriquecido, e nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado exame desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato;  se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo”(Ao 3.17-20).

E os versículos abaixo irão nos mostrar a solicitude pela nossa vida.

“E disse aos seus discípulos: portanto vos digo: não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.

“Mas é a vida do que o sustento, e o corpo, mais do que as vestes…E qual o de vós sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

“Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?..E, se Deus assim veste a erva, que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pequena fé?.. Buscais, antes, o Reino de Deus, e todas essas coisas vos serão acrescentadas…”(Lc 12.22-34).

Devemos seguir o conselho do Mestre e desfrutarmos de tudo que Ele tem colocado em nossas mãos. Mas nunca devemos nos  esquecer. “…onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.”(Lc 12.34).

E para fecharmos vamos analisar a pergunta que o Senhor Jesus Cristo nos fez: 

“Pois que aproveitaria o homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

“Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma?”(MC 8.36,37).

Os versículos acima são da tradução em português por João Ferreira de Almeida com referências e algumas variantes. Revista e corrigida edição de 1995.

Jesus Cristo é a nossa força!

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença