Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

A Bíblia como ela é: Batalhar pela fé

Foto: Pixabay

Contra os ímpios e falsos mestres

“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Jd 3).

“…os quais, pela fé, venceram  reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos.” (Hb 11, 32-34).

Batalhar pela fé significa tomar posição firme contra aqueles que, dentro da igreja visível, negam a autoridade da Bíblia ou distorcem a fé original anunciada por Cristo e pelos Apóstolos: significa também pregar essa fé como verdade redentora a todos os povos. Quem é leal a Cristo e a fé integral do NT, nunca deve permitir que sua mensagem seja enfraquecida, caso a sua autoridade seja comprometida, sua verdade distorcida e seu poder e suas promessas enfraquecidas mediante explicações forjadas.

Eu costumo dizer que todos têm fé, até o ateu. Porque ele crê que não crê em nada. E parafraseando Gilberto Gil: “Andar com fé eu vou/que a fé não costuma faiá.”. Andar com fé aponta para o horizonte na busca da ressignificação do eu.

Existem três tipos de Fé:

A primeira é chamada de Fé comum ou natural, e todos já nascem com a mesma; a segunda de Fé salvífica ou salvadora é nessa que temos o livre arbítrio de escolhermos Jesus Cristo como o Senhor e Salvador de nossas vidas ou não. A fé é mais do que a verdade objetiva. É, também, um modo de vida a ser vivido em amor e pureza. É um Reino que se manifesta com poder para  batizar no Espírito Santo a todos os cristãos a fim de proclamarem o Evangelho a todas as nações, com sinais, milagres e dons do Espírito Santo. E a última de Fé operante. E é por essa que temos que batalhar contra as astutas ciladas do diabo e de seus seguidores. A palavra “batalhar” descreve a luta que o cristão fiel deve travar na defesa da fé. Significa, literalmente, “contender”, “estar sob muita pressão”, ou “travar uma luta”, devemos esforçar-nos ao máximo na defesa da Palavra de Deus e da Fé segundo o Novo testamento, mesmo se isso nos for custoso e agonizante. Devemos negar-nos a nós mesmos e, se necessário for, sofrer o martírio em prol do Evangelho.

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam “(Hb 11, 16).

“Somente deveis  portar-vos dignamente conforme o Evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do Evangelho.”(Fp 1,27).

“Este mandamento te dou…milites por elas boa milícia, conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé…os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.”(1Tm 1,18-20.5-11).

Jesus Cristo é a nossa força!

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded