É um momento peculiar e incrível quando testemunhamos e dizemos “Ele me respondeu”. E para você saber como isto acontece, quero te convidar para darmos um passeio no Salmo 34 e descobrirmos juntos, o segredo para Deus nos responder.
A primeira coisa que temos que nos conscientizar é que as promessas deste Salmo são reservadas e condicionadas aos que temem ao Senhor somente. E o que significa temor ao Senhor?.
É um sentimento de reverência e de respeito a Deus.
E para o cristão é um cumprimento das regras estabelecidas por Deus através da Sua palavra, isto é, obediência! E alguns associam a palavra temor a medo, Isto é, temem ir para o inferno em caso de não obedecerem.
O Salmista começa dizendo que louvará ao Senhor todo o tempo (vv.1-3). Em seguida ele declara o segredo para sermos vitoriosos e nos livrarmos do medo. “Busquei ao Senhor e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores” (v.4). E nos mostra que se olharmos para Ele, somos iluminados e não ficaremos confundidos.(v.5; Jó 22, 28b).
E nos mostra que quando clamamos ao Senhor, Ele nos salva das crises.(vv.6,17; 91.15).
E temos anjos ao nosso redor nos guardando o tempo todo. Por isso, nenhum mal chegará a nossa casa, porque Ele já deu ordem aos anjos, para nos guardar em todos os nossos caminhos. E os mesmos, irão nos sustentar em suas mãos, para que não venhamos a tropeçar(v.7; 91,10-12).
E ainda nos convida a provar e ver que o Senhor é bom. E feliz o homem que nele confia, pois não tem falta alguma aqueles que temem.(vv. 8-11).
E nos mostra que Deus está pronto a nos dar uma vida abundante, desde que guardemos Sua palavra.(v.12; 1Pe 2, 10-12).
Agora vamos ver o porquê que muitos não prosperam.
E nos convida a guardar a nossa língua do mal e os nossos lábios, de falarem enganosamente. E para nos apartarmos do mal e fazermos o bem; e para procurarmos a paz e segui-la. E que os olhos do Senhor estão sobre todos os moradores da terra.(vv.13-15; 32,8).
Nos versículos seguintes ele nos mostra que Deus ouve nossas orações (vv.15,17). Nos conforta com Sua presença (v.18).
E nos mostra que não importa o tamanho de nossas aflições, mas que o Senhor nos livrará de todas e guardará até os nossos ossos e para entregarmos os nossos inimigos nas mãos Dele.
E quem confiar Nele, jamais será condenado.(19-22).
“Entregue o teu caminho ao Senhor; confie Nele, e Ele tudo fará.”(Sl 37.5).
Jesus Cristo é a nossa força!