Essa é a pergunta que muitos fazem quando as coisas não estão dando certo em suas vidas. Ficam procurando alguém para jogar a culpa e quando não acham, jogam para Deus. E quando acontece o infortúnio em suas vidas, logo questionam dizendo: “meu Deus, por que isso aconteceu?”. Principalmente aqueles que se dizem de Deus logo perguntam: “Cadê a promessa?”.
Neste momento, muitos se esquecem que Jesus disse:”Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16,33).
O versículo orienta os discípulos de Jesus, que embora enfrentem lutas através de dificuldades e sofrimentos no mundo, podem encontrar força em Cristo e ter coragem para lutarem, pois Jesus venceu o mundo.
As promessas de Deus para o homem começaram no primeiro livro sagrado:
“De agora em diante, você e a mulher serão inimigas. O mesmo ocorrerá entre a sua descendência e a dela. O descendente da mulher esmagará a sua cabeça, e você ferirá o calcanhar dele.”(Gn 3,15).
Vamos dar um exemplo com uma história de Abraão que creu nas promessas de Deus e saiu de sua terra natal uma terra desconhecida, mas crendo nas promessas.
Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.”(Gn 12,1-8).
Vemos promessas de Deus de Gênesis a Apocalipse. Mas gostaria de lembrar que antes de cada promessa há um mandamento. Um grande exemplo são os salmos 23 e 91 que são ricos em promessas e dizem: “O Senhor é meu pastor; nada me faltará.”(23,1).
Observe que ele é rico em promessas, mas o mandamento está logo no início. “O Senhor é meu Pastor” e seguem várias promessas. Aí vem a pergunta, Ele é o seu Pastor, isto é, Senhor de sua vida?
E o outro diz: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” (91,1). Observou que o mandamento está logo no início? As promessas que se seguem neste salmo são para aqueles que habitam no esconderijo do Altíssimo.
Existe um ditado que diz: “O sol nasce para todos”, e é uma grande verdade. Mas a segunda parte diz: “mas a sombra é para poucos.”
E você, já está habitando no esconderijo do Altíssimo?