Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

A Bíblia como ela é: Caridade x Salvação

Foto: Reprodução

O ato de fazer caridade, é um dos gestos mais lindos que uma pessoa pode fazer pelo próximo, seja de forma direta ou indireta, isto é, individualmente ou em grupos e ajudando instituições.

“No vocabulário cristão, o amor que move a vontade, a busca efetiva do bem de outrem e procura identificar-se com o amor de Deus e etc.” (Dicionário Aurélio Buarque de Holanda).

O capítulo 10 do Evangelho de Lucas, nos traz grandes ensinamentos, nos versículos 25 a 37 vemos o quanto é importante agir com bondade e ajudar aqueles que precisam. Vamos ler?

“Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: ‘Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?’ – ‘O que está escrito na Lei? ’– respondeu Jesus. ‘Como você a lê?’ Ele respondeu: ‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento e ame o seu próximo como a si mesmo’.

Disse Jesus: ‘Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá’. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: ‘E quem é o meu próximo?’.

Em resposta, disse Jesus: ‘Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu de estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas… Pagarei todas as despesas que você tiver’.

Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? ‘Aquele que teve misericórdia dele’, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: ‘Vá e faça o mesmo’”.

A parábola do Bom Samaritano nos ensina a importância de amar o próximo com atitudes como se fossem nós mesmos, sem restrições ou preconceitos, e nos lembra de que devemos agir com amor, compaixão e bondade. Mesmo diante das diferenças e dos conflitos.

Na Bíblia, temos vários exemplos de caridade:

“Se o dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é encorajar, que assim o faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com dedicação; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” (Rm 12,7-8).

“Ora, o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida” (1Tm 1,5).

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” (Jo 15,12-14).

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.(Cl 3, 23-24).

Na próxima semana, estaremos dando continuidade a essa temática tão maravilhosa e você vai saber sobre a salvação da sua alma, que não tem nada a ver com caridade. Estaremos vendo um homem que comandava um pelotão de 100 homens e fazia muita caridade, mas ainda não era salvo.

Jesus Cristo é a nossa força!