Umas das tarefas mais difíceis no ministério é fazer com que as pessoas compreendam que Deus deseja que prosperem e sejam bem-sucedidas. Na verdade Deus deseja muito mais a prosperidade das pessoas do que elas mesmas!
Se desejarmos experimentar o que Deus tem de melhor para a nossa vida, teremos de fazer a vontade Dele; isso requer honrar e obedecer a Deus e a Sua palavra.
Mas, para honrar e obedecer a palavra, nós devemos primeiro descobrir o que ela tem a dizer. E a palavra de Deus tem muito a nos ensinar a respeito da prosperidade.
Muitos cristãos não prosperam atualmente porque não obedecem ao seu chamado divino, ou porque não seguem uma instrução específica que Deus lhes tenha dado.
Outros precisam simplesmente corrigir a maneira de pensar e, então, começar a pensar, falar e agir de acordo com a Bíblia no tocante à prosperidade.
Há, ainda, cristãos que contribuem financeiramente, com a motivação errada, visando apenas obter algo em troca; ou os que ofertam motivados por culpa ou por medo, em vez de fazê-lo por amor. Há também alguns cristãos que desonram Deus e sua palavra, não somente deixando de dar o dízimo e as ofertas, mas na maneira como conduzem seus próprios negócios. Essa, porém, não tem de ser a história da sua vida. Deus quer que você prospere financeiramente.
Benção ou maldição ?
“Cristo os resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldito por nós, porque está escrito…”(Gl 3.13). Separarmos nesse ponto, constataremos que Cristo nos remiu. _Mas de quê?_ O restante do versículo define: “da maldição da lei, fazendo-se maldito por nós, porque está escrito: ‘maldito todo aquele que for pendurado no madeiro'”(Gl 3.13,14).
“Para que a benção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé nós recebemos a promessa do Espírito.”(Gl 3.14,29 ). Não poderia fazer um estudo correto sobre prosperidade, sem abordar a grande verdade bíblica da redenção. Cristo nos resgatou da maldição da lei! A maldição da lei traz morte espiritual, enfermidade e miséria.
A primeira maldição que Deus anuncia que viria sobre o homem, por ele ter violado a Sua lei, se encontra em Gênesis 2.17
Adão tinha acesso a toda grandeza, mas a porção que Deus separou para Ele, não podia tocar. Assim, creio que quando tocamos nos dízimos estamos tocando na porção que é de Deus.
Adão e sua mulher; por terem desobedecido a Deus, foram expulsos da presença Dele e perderam tudo que lhes pertencia por direito. (Gn 3.22-24). A morte sempre foi um mistério para o homem. Ela não fazia parte da criação nem do plano original de Deus. Em 1 Coríntios 15:26, verificamos que a morte física é o último inimigo a ser destruído. Quando se morre fisicamente, o espírito e a alma deixam o corpo e vão para o lar eterno (Lc 16.19-24).
Há vários tipos de morte, mencionados na Bíblia, mas devemos familiarizar-nos com esses três tipos:
1 morte espiritual;
2 morte física;
3 morte eterna ou segunda morte, O que significa ser lançado no logo criado com fogo e enxofre (Ap 21.8).
A morte espiritual surgiu primeiro sobre a terra e, em seguida, manifestou-se no corpo físico, destruindo-O.
A morte física faz parte de uma lei, que Paulo chama de lei do pecado e da morte ( Rm 8.2b).
O que significa morte espiritual? Separação de Deus!
O homem, contudo, através do novo nascimento poderá ser nova pessoa, transformada, uma nova criatura em Cristo Jesus!
Segue algumas passagens bíblicas que nos garante mudança de vida:
Jo 5.24; 10.10; Ef 2.8,9,10b; Rm 8.14-16. “amados, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.”(3 Jo 1.2).
Jesus Cristo é a nossa força!!