Umas das tarefas mais difíceis no ministério é fazer com que empresários e empreendedores compreendam que Deus deseja que prosperem e sejam bem-sucedidos. Na verdade Deus deseja muito mais a prosperidade das pessoas do que elas mesmas (3Jo 2,2 Pe 1,3-4).
Se desejarmos experimentar o que Deus tem de melhor para a nossa vida, teremos de fazer a vontade Dele; isso requer honrar e obedecer a Deus e a Sua palavra. Mas, para honrar e obedecer a palavra, nós devemos primeiro descobrir o que ela tem a dizer. E a palavra de Deus tem muito a nos ensinar a respeito da prosperidade.
Muitos cristãos que são empresários e empreendedores não prosperam atualmente porque não obedecem ao seu chamado divino, ou porque não seguem uma instrução específica que Deus lhes tenha dado. Outros precisam simplesmente corrigir a maneira de pensar e, então, começar a pensar, falar e agir de acordo com a Bíblia no tocante à prosperidade.
Há, ainda, empresários e empreendedores que contribuem financeiramente, com a motivação errada, visando apenas obter algo em troca; ou os que ofertam motivados por culpa ou por medo, em vez de fazê-lo por amor. E há também alguns que desonram Deus e sua palavra, não somente deixando de dar o dízimo e as ofertas, mas na maneira como conduzem seus próprios negócios. Essa, porém, não tem de ser a história da sua vida. Deus quer que você prospere financeiramente.
Bênção ou maldição?
“Cristo os resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldito por nós, porque está escrito…” (Gl 3, 13).
Se pararmos nesse ponto, constataremos que Cristo nos remiu. Mas de quê? O restante do versículo define: “da maldição da lei, fazendo-se maldito por nós, porque está escrito: ‘maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”(Gl 3,13-14).
“Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.”(Gl 3,7-14.26-29 ).
Não poderia fazer um estudo correto sobre prosperidade, sem abordar a grande verdade bíblica da redenção. Cristo nos resgatou da maldição da lei, que traz morte espiritual, enfermidade e miséria.
Há vários tipos de morte, mencionados na Bíblia, mas devemos familiarizar-nos com esses três tipos:
– Morte espiritual;
– Morte física;
– Morte eterna ou segunda morte, que significa ser lançado no lago criado com fogo e enxofre (Ap 21,8).
A morte espiritual surgiu primeiro sobre a terra e, em seguida, manifestou-se no corpo físico, destruindo-O.
A morte física faz parte de uma lei, que Paulo chama de lei do pecado e da morte (Rm 8,2b).
O que significa morte espiritual? Separação de Deus!
O homem, contudo, através do novo nascimento poderá ser uma nova pessoa, transformada, uma nova criatura em Cristo Jesus!
Seguem algumas passagens bíblicas que nos garantem mudança de vida:
Jo 5,24;10,10; Ef 2,8-10b; Rm 8,14-16. “amados, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (3Jo 2).